COMBATENDO A DENGUE: ESTRATÉGIAS E ORIENTAÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE DE TUNÁPOLIS!

            Na busca por estratégias eficazes para enfrentar desafios de saúde pública, como a propagação da dengue, em Tunápolis conforme destaca a Secretária de Saúde e Bem-Estar Social, Roseli Bonavigo, estão sendo realizadas estratégias e orientações para a população auxiliar no combate.

Roseli Bonavigo destaca que a prevenção é a chave no combate à dengue. A Secretaria de Saúde tem implementado diversas estratégias, incluindo campanhas educativas em escolas e comunidades, distribuição de materiais informativos sobre medidas preventivas, como eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, e entrega de alevinos (lambari) para a população colocar em reservatórios de água que não podem ser fechados, para auxiliar no combate as larvas.

Quanto à situação atual da dengue em Tunápolis e região, Roseli Bonavigo enfatiza que, a região enfrenta uma epidemia de dengue, sendo assim essencial manter a vigilância e ações preventivas constantes. E uma chave de fundamental importância é a colaboração da comunidade no combate à proliferação do mosquito transmissor, evitando o acúmulo de água parada e adotando medidas de proteção individuais em seus pátios, jardins e propriedades bem como o uso do repelente conforme a indicação do fabricante.

Para ajudar a comunidade a identificar os sinais de alerta da dengue, a Secretária destaca alguns sintomas característicos, como febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulares, além de manchas vermelhas na pele. É importante a identificação desses sinais de alerta para que a pessoa procure atendimento em um serviço de saúde em tempo oportuno.