Economia

Economia

Tunápolis se localiza no Oeste do Estado de Santa Catarina, na Microrregião do Extremo Oeste de Santa Catarina – AMEOSC, tem uma área de 132,9 km², fazendo divisa com a República da Argentina e os Municípios de Santa Helena, Iporã do Oeste, São João do Oeste e Itapiranga, com uma população de 4.916 habitantes (fonte: IBGE /2023), contando com um IDH/M de 0,752.

Como incentivo às empresas existem vários programas, como o de incentivo econômico para instalação de novas empresas ou das existentes em novos locais; Incentivo em serviços de terraplanagem, remoção de entulhos, aterros, etc. Programa Pró-Empresas, com pagamento dos juros dos empréstimos.

Na área agrícola, o município possui 548 propriedades rurais que praticam uma agricultura diversificada, onde se destaca a plantação de milho com 3.500 hectares plantados, fumo com 50 hectares, e soja com 400 hectares plantados, feijão com 5 hectares plantados e na pecuária, gado de leite e de corte somam 21.418 animais onde são produzidos 139.726 litros diários de leite e 260.000 kg de carne por ano. Tem-se no município a capacidade de alojamento de 800.000 de aves e 105.000 suínos, os quais, agricultura e pecuária, são responsáveis por 78% da economia do município. (Fonte: prognóstico safra 2023/2024.Censo Agro 2017. PPM 2022).

A terra é explorada por pequenos agricultores, onde 98,72% trabalham em propriedades menores de 100 ha e mais de 68,71% em área menor que 20 hectares. Dados a nível estadual e federal mostram a grande importância da participação da produção agrícola e pecuária na economia do país gerada na agricultura familiar. Esses pequenos produtores vêm se aperfeiçoando ao longo do tempo, e diversificando suas atividades, logo que, em nosso município temos 26 famílias de agricultores que trabalham com aviários de frango de corte, 33 famílias trabalham com suínos de matrizes e terminação e 424 propriedades trabalham com gado leiteiro e de corte. (Fonte: prognóstico safra 2023/2024.Censo Agro 2017. PPM 2022).

Para assegurar aos produtores rurais condições adequadas de trabalho, a administração municipal vem realizando uma série de investimentos em máquinas e programas de incentivo.

A administração está convicta da importância da estruturação das propriedades rurais sem prejuízo ao meio ambiente, sendo que o município através da Secretaria da Agricultura e Pecuária está propiciando assistência aos produtores rurais em parceria com a Epagri, proporcionando assistência técnica agrícola, orientando-os com a preocupação com o meio ambiente.

Os agricultores estão mobilizados em cooperativa para poder se organizar, se qualificar e competir no mercado COOMILP- Cooperativa dos Produtores Rurais da Microbacia do Lajeado Perau produtores de leite e a Associação de Criadores de Suínos de Tunápolis.

A administração municipal tem grande preocupação e responsabilidade com a classe rural, e compreendemos que em função das atividades exploradas, principalmente as que envolvem a pecuária e a produção de grãos, onde temos uma grande demanda em propiciar aos pequenos produtores familiares as condições de estruturação da propriedade e de acessibilidade para escoamento de sua produção, o que garante a sua sustentabilidade e evolução.

Os serviços prestados para estruturação das propriedades dos agricultores e estradas de acesso são vitais tanto para a economia local e regional, pois permite a chegada do desenvolvimento e estimula o crescimento econômico dos municípios. Essas pequenas propriedades rurais estruturadas e em crescimento e, rodovias bem conservadas que facilitam o escoamento da produção agrícola, proporcionam um desenvolvimento sustentável, fortalecendo a pequena agricultura familiar rural.