Símbolos do Município

     A forma escolhida para o brasão de Tunápolis, baseia-se nos dados do Município.

     As cores obedecem tecnicamente a regra de codificação da heráldica usual: OJALNE (ouro); ARGENTA (prata); GOLES (vermelho); SINOPLA (verde); SABLE (preto) e BRANCO.

     Todas as cores possuem significados simbólicos que são:

a)  OJALNE: simboliza a força, a riqueza;

b)  ARGENTA: simboliza o trabalho, a prosperidade;

c)  GOLES: simboliza o amor pátrio, dedicação, audácia, estrepidez, coragem, valentia;

d)  SINOPLA: simboliza honra, civilidade, cortesia, alegria, abundância. É a cor simbólica de esperança, esperança verde porque lembra os campos verdejantes da primavera, fazendo esperar colheita abundante;

e)  SABLE: simboliza a prudência;

f)   BRANCO: simboliza a paz, amizade e pureza.

     O brasão de Tunápolis traz como fundo a cor branca sobreposta pela letra “T” maiúscula, que representa a inicial do nome do Município. No campo superior do brasão, encimando a letra “T” o contorno em preto de cinco silhuetas humanas, sendo os espaços entre estas cinco silhuetas em tom ouro. Sobreposta ao “T” temos em sua “ASA” direita a cabeça de um suíno com contornos em preto, ao centro dois limões com duas folhas, em verde salpicados de ouro; “ASA” esquerda, a cabeça de uma ave galinácea com contornos em preto, encimada por uma crista em vermelho, e parte do corpo em ouro; abaixo, na base do “T”, um maço de trigo com cinco espigas em ouro e folhas verdes; ladeando a base do “T”, duas plantas de fumo, em verde com contornos em preto.

     Os adornos ou suportes do brasão, trazem em ambos os lados duas plantas de milho, em verde, com duas espigas e quatro flores cada um, em ouro e preto.

     Abaixo do brasão e dos adornos, um listel sinuoso em vermelho, sobreposto pelo toponimo-26-4 Tunápolis – SC 1989, em preto.

     Tudo acimado pela coroa murada em prata, representando os três poderes constituídos no Município.

 

DESCRIÇÃO DO SIGNIFICADO

     As plantas de fumo, trigo e limão, mais as figuras do suíno e da ave, representam a principal atividade econômica do Município, que é a agricultura. As cinco silhuetas humanas, representam o povo de Tunápolis, unido, lado a lado, ombreando o progresso do Município. A coroa murada na cor prata, representa a classificação em terceira grandeza do Município sede, e as três torres representam os três poderes constituídos no Município. O listel em vermelho, representa a justiça, a coragem de toda a gente. Os suportes do brasão, representam a principal cultura agrícola do Município.