PRIMEIRA OFICINA DE USO BIOLÓGICO NO CONTROLE DA DENGUE!

A administração municipal através do setor de endemias realizou na manhã desta sexta-feira (28-04) no auditório da casa da cultura uma palestra para representantes de nove municípios da região AMEOSC e três supervisores da regional de saúde de São Miguel do Oeste, onde a responsável do setor, Elaine Melz, pontuou diversas ações que podem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito, principalmente o uso de peixes da espécie lambari em reservatórios de água da chuva.

O município possuía em novembro de 2021 no LIRA/LIA (Levantamento de índice Rápido para Aedes aegypti) Alto Risco de contaminação, sendo o maior do Estado de SC, surgindo então a estratégia de ampliar a colocação de peixes em reservatórios de água da chuva, que por possuir grande quantidade de água acaba sendo um grande criadouro de mosquitos, devendo ser monitorado pelo morador e mantido tampado e com telinha milimétrica nas entradas e saídas de canalizações, evitando entrada de sujidades como folhas, gravetos, funcionando como um filtro, bem como, na saída de água evita a perda de peixes.

Após a gradativa colocação de peixes alcançou-se a redução para Baixo Risco de contaminação durante os dois levantamentos realizados em 2022. Temos a incidência de pessoas com a doença, mas em número menor que outras cidades próximas. O trabalho de prevenção é diário, necessitando a colaboração da população, para reduzir riscos e agravos, preservar vidas e fortalecer a saúde coletiva.

Foi realizada a visita a campo nos açudes onde são capturados peixes, uma empresa que instalou sistema em caixa de água que trava a entrada de água no momento em que estiver cheia, escoando o excedente para a rede pluvial e em duas residências na cidade, onde existem peixes, cano de um metro e meio com tampa que armazenar a água inicial das calhas com a sujidade e telinha milimétrica que funciona como filtro.

Lembrando que os reservatórios sejam mantidos em local sombreado evitando que a água fique verde com algas pela incidência excessiva de sol, deixar a tampa do reservatório um pouco aberta facilitando a saída de calor, tendo o cuidado de animais de estimação como gatos não capturem os peixes, pois sendo alimentados, no momento em que se mexe na água o peixe acaba subindo próximo a superfície podendo ser capturado pelo gato.

O município de Tunápolis possui casos ativos de dengue no momento, por esse motivo é fundamental a colaboração de todos os munícipes. Sugere-se que todos mantenham limpos seus pátios e terrenos, sem recipientes que possam acumular água, evitar uso de lonas plásticas, limpeza e inclinação das calhas, lavar os recipientes de água dos animais de estimação, destinar para a coleta seletiva o lixo.

A secretaria de saúde do município ainda ressalta a importância de fazer o uso de repelente, evitando assim que seja picado por mosquito contaminado pelo vírus da dengue e evitando de desenvolver a doença.