SISTEMA DE SAÚDE EM TUNÁPOLIS TEM DEMANDAS ELEVADAS!

Estamos num período com alta incidência de doenças respiratórias gerando um aumento na procura por atendimento nos serviços de saúde do município. Nesse cenário, é importante orientar a população para saber qual serviço de saúde deve procurar, de acordo com cada necessidade, tornando o sistema mais eficiente e dinâmico.

As Unidades Básicas de Saúde – UBS, são a porta de entrada do SUS e contam com variedade de serviços de saúde de promoção, prevenção e reabilitação, como consultas programadas para grupos específicos (gestantes, crianças, pessoas com doenças crônicas como hipertensos e diabéticos), depressão, ansiedade –  que são condições de saúde que necessitam de acompanhamento periódico – além de prestar atendimentos para  curativos, suturas, administração de medicamentos, atividades em grupo e visitas domiciliares realizadas pelas equipes de saúde da família. Nos postos de saúde também são atendidas demandas urgentes como dores fortes, febre, dificuldade para respirar.

Com relação ao atendimento para sintomas gripais ou suspeita de covid-19 com sintomas leves, como dor de garganta, coriza, espirro, tosse, febre, dor de cabeça ou perda de olfato ou paladar, as pessoas podem e devem procurar a UBS (unidade de saúde) como primeiro ponto de apoio e nesse serviço o paciente é avaliado e, se necessário encaminhado para um serviço de maior complexidade.

O município de Tunápolis conta com duas Equipes de Estratégia saúde da Família, com horário de atendimento das 7:30 às 11:30 horas e das 13:15 às 17:15 horas de segunda-feira à sexta-feira, com território definido para cada equipe.

O hospital é nossa referência de atendimento para urgência e emergência de média e alta complexidade como infartos, AVC, problemas respiratórios graves, dificuldade para respirar, fraturas ou feridas abertas, dores no peito, traumas e internações. Importante lembrar que nos horários de madrugada e de meio dia, acontece uma redução no número de profissionais que estão no atendimento, porém se mantém o serviço para atendimento de casos graves de início agudo (súbito), atendimentos que precisam de atendimento imediato.

Conforme explica a Secretária de Saúde e Bem-Estar Social, Roseli Bonavigo “no caso de crianças é preciso ficar atento a alguns sinais importantes para buscar uma emergência, como febre persistente por mais de três dias, falta de ar, vômito ou diarreia com sinais de desidratação: língua seca, sonolência excessiva, choro sem lágrimas ou mais de 12 horas sem urinar” , lembrando que todo agravo de saúde necessita de avaliação porém na maioria dos casos é possível aguardar o horário de atendimento das UBS (postos de saúde), para atendimento e acompanhamento, finalizou Roseli.