ABERTURA DA X SEMANA DE INCENTIVO À LEITURA E À CULTURA REGISTRA BOA PARTICIPAÇÃO DE PÚBLICO!

Na noite do último domingo (06/11) foi realizado no Ginásio Municipal de Esportes a Abertura Oficial da programação da X Semana de Incentivo à Leitura e à Cultura que acontece nos dias 06 à 14 de novembro.

Todos os dias de programação, bem como a abertura foram organizados através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte em parceria com associações, unidades escolares e também Sicoob Creditapiranga, patrocinador da premiação do festival da canção.

A programação de domingo iniciou com um show realizado pela fanfarra municipal, que realizou a apresentação de diferentes estilos musicais e encantou o publico presente. Em seguida foi composto o espaço de honra e deste, a Sra. Elisabeth Scherer, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores fez uso da palavra, parabenizou todos os envolvidos, organizadores e comerciantes e desejou muito sucesso a todos. A Sra. Angelita Bourscheid também fez uso da palavra quanto Presidente da Associação Folclórica Alemã de Tunápolis e agradeceu especialmente a todos os envolvidos pela participação e engajamento para com a realização do evento, que resgata muita cultura e proporciona diferentes atividades aos munícipes.

Para encerrar as falas na noite e declarar oficialmente abertas as atividades, foi convidado o Prefeito Municipal, Sr. Marino José Frey, o qual saudou todos os munícipes presentes, as autoridades, fanfarra e todos os envolvidos para com a organização do evento. Ainda destacou o Vale Livro, projeto que a Administração Municipal encaminhou e aprovado pela casa Legislativa, permite que cada aluno da rede municipal de ensino compre livro (s) para o valor de R$30,00, sendo essa portanto uma iniciativa de incentivar as crianças e adolescentes a se encantar pela leitura, pois além de proporcionar diversas experiências através de personagens, também agrega muito conhecimento. Para finalizar, Frey ainda desejou uma ótima semana de atividades e festividades a todos os munícipes!

Em seguida foram realizadas apresentações de danças alemãs, através das categorias mirim, juvenil e adulto do Grupo Volkstanzegruppe Heller Stern, os quais realizam ensaios semanais juntamente com a professora Daiane Tomasi, através da AFAT, a qual recebe repasses financeiros para manutenção dessas atividades.

Os alunos do Tempo Integral do Centro Educacional Helga Follmann realizaram uma apresentação teatral do Rei Leão, Timão e Pumba, e para fechar as apresentações da noite, a equipe de professores da escola ainda realizou a apresentação de uma viagem para os anos 90, que permitiu uma reflexão sobre os costumes, tradições e valores daquela época. A noite seguiu com a feira do livro e do artesanato, a qual teve sequência na segunda e terça-feira.

Conforme a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Naíssa Carmine Schaurich, a abertura do evento encantou todo o público, foi uma mostra do potencial cultural que dispomos no município. É gratificante ver o resultado de um trabalho que acontece ao longo do ano, seja nas atividades culturais ou nas unidades escolares, sendo apresentada neste evento tão importante para Tunápolis. Estendemos um convite especial a todos, para que prestigiem os demais eventos que acontecerão e que estão sendo preparados com muito carinho por toda a equipe.