TUNÁPOLIS ESTIMA INVESTIMENTOS PRÓXIMOS DE 2 MILHÕES NO SETOR DE AGRICULTURA E PECUÁRIA!

A Administração Municipal de Tunápolis mais uma vez tem programado grandes investimentos nos Programas que são ofertados aos munícipes através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, visando o aumento da produção agrícola do município.

São ofertados aos produtos os seguintes programas: Programa de Certificação de Propriedades Rurais, Programa de Crédito para Construção Rural, Programa Mais Serviços, Programa de Inseminação Artificial de Bovinocultura de Leite e Corte – PMG I, PMG II e PMG III, Programa Mais Pecuária, Programa de Crédito ao Produtor Rural – Bônus e Entrega de Nitrogênio.

O Programa de Certificação de Propriedade Rural tem por objetivo, conscientizar os produtores da importância de manter a propriedade livre de doenças como a tuberculose e a brucelose. O que também agrega mais valor ao rebanho e sua produção, além de atuar como medida de prevenção à saúde pública, o valor de subsídio que o produtor receberá será de acordo com a quantidade de animais.

Visando incentivar o melhoramento das estruturas de suas propriedades a Secretaria fornece o Programa de Crédito para Construção Rural, este que é disponibilizado como forma de incentivo para construção/ampliação. é subsidiado pelo município aos produtores R$ 4,00/m² de construção executada até o limite de R$6.000,00 por propriedade anualmente.

No ano de 2022 foi encaminhado para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei para a Alteração do Programa de Atendimento Veterinário para Programa Mais Pecuária, o qual foi aprovado e já está em vigor desde abril de 2022. O mesmo visa o pagamento de subsídio para os produtores de acordo com a quantidade de animais de seu rebanho.

Tem-se também o Programa de Crédito ao Produtor Rural – Bônus, este que é baseado no movimento Econômico do Ano de 2022, destaca-se que o valor é apurado por matrícula de imóvel, situação de agricultor/produtor através do bloco de produtor, na situação de ativo e possuidor de um imóvel produtivo. Além de ofertar e viabilizar também a Entrega de Nitrogênio a todos os produtores que possuem seu próprio botijão que armazenam os sêmens de bovinos.

O pagamento do subsídio do Programa de Crédito ao Produtor Rural – Bônus e do Programa Mais Pecuária iniciará no mês de maio, conforme o sorteio realizado na Secretaria de Agricultura: no mês de maio devem encaminhar os documentos os produtores com finais de CPF 1, 3 e 7, em junho deverão encaminhar os finais de CPF 0, 5 e 6, no mês de julho devem encaminhar os finais de CPF 2, 4, 8 e 9, se algum produtor esqueceu de encaminhar no mês designado, terá o mês de agosto para realizar o encaminhamento.

Para a solicitação do subsídio o produtor rural deverá apresentar notas fiscais de medicamentos ou da prestação de serviços com veterinário, ocorridos no ano anterior à solicitação de no mínimo com valores iguais ou superiores ao benefício requerido e não pode ter débitos com a Administração. O encaminhamento poderá ser feito durante todo o mês designado e o produtor receberá o valor no mês seguinte do encaminhado.

Já o Mais Serviços que foi uma novidade implantada pela Administração no primeiro ano de mandato, é excepcional para realização de serviços de preparação de lavouras, abertura e limpeza de reservatórios artificiais de água e demais serviços relacionados a agricultura. Programa este que empresas terceirizadas realizam o credenciamento junto a Secretaria e disponibiliza-se serviços de Trator Esteira, Escavadeira-Hidráulica, Retroescavadeira e Caminhão.

Os Programas de Inseminação Artificial de Bovinocultura de Leite e de Corte – PMG I, PMG II e PMG III, ambos visam o melhoramento genético do gado de leite e de corte do município, embora cada Programa de Melhoramento Genético tenha suas ações específicas. Estão disponíveis sêmens de diferentes touros, para o gado leiteiro: dois touros da raça Jersey, dois touros da raça holandesa e seis touros de corte: Red Angus Aberdeen, Heriford, Nelore, Senepol, e Gir Leiteiro. O produtor pode consultar junto a Secretaria qual dos programas se enquadra melhor em sua propriedade e assim solicitar o subsídio. Além de ofertar e viabilizar também a Entrega de Nitrogênio a todos os produtores que possuem seu próprio botijão que armazenam os sêmens de bovinos.

De acordo com a Secretária de Agricultura e Pecuária, Dircelei Arenhardt “o Desenvolvimento dos Programas de incentivo à agricultura e pecuária são necessários e relevantes, aliado a isso temos a dedicação, empenho, persistência e muito trabalho daqueles que em momento algum medem esforços para a produção de muitos alimentos que consumimos. Contribuímos ainda no desenvolvimento das propriedades do município, além de fomentar a sucessão familiar. Para atender os Programas a Secretaria possui orçado investimentos próximos a 2 milhões de reais, fora os demais serviços prestados pela secretaria como acessos a propriedades e outros subsidiados pela secretaria de Transporte e Obras” finaliza Dircelei.

Marino José Frey, Prefeito enfatiza “o nosso município arrecada a maior parte do movimento econômico do setor de agronegócio, desde o início de nosso mandato estamos mantendo e ampliando a aplicação de valores públicos significativos na nossa agricultura. Implementamos recursos e realizamos melhorias nos programas existentes e novos programas já foram implantados. Visando sempre o crescimento das atividades agrícolas, em busca de uma produção mais acentuada, o que consequentemente também gera o crescimento do município”.