Secretaria da Educação de Tunápolis inova na oferta de serviços

Secretaria Municipal de Educação de Tunápolis iniciou as atividades de ensino integral no Centro Educacional Helga Follmann, no dia 16 de março, com as turmas do 3º ao 5º ano, sendo que a matrícula era opcional e as atividades oferecidas ocorrem nas segundas-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras. Os educandos junto com suas famílias puderam escolher os dias e as oficinas das quais participariam. A Secretaria partiu do pressuposto de que a Educação é significativa enquanto oferece ao educando atividades que os estimulem e proporcionem bem estar aliando uma rotina com novos aprendizados, dessa forma são ofertadas oficinas nas áreas esportivas, línguas, mídias, culturais, artísticas e acompanhamento pedagógico.

As oficinas ocorrem em espaços físicos diversos, sendo que a locomoção dos alunos é realizada pelo transporte escolar, na presença de um responsável, deste modo otimizando o tempo e oferecendo segurança para as crianças.

Segundo falas dos alunos, “Foi muito bom poder escolher o quê fazer”, “eu gostei muito, mas cheguei em casa cansado”. Lembrando, que o município fornece o almoço e os lanches na escola, bem como, estrutura para banho e horário de soninho para as crianças descansarem no período do meio dia. Para os professores da educação integral, o aproveitamento está muito bom, as crianças demonstram entusiasmo, interesse e vontade de aprender o que está sendo oferecido.

Além do ensino integral, também iniciou-se as aulas de reforço escolar, oferecidas para que os alunos com maiores dificuldades possam se desenvolver de acordo com o esperado para faixa etária, sendo que estas aulas acontecem tanto no Centro Educacional, quanto na Escola Municipal Linha São Pedro.

Conforme o Secretário de Educação, Vianei Luís Hammerschmitt a intenção é no futuro ampliar o ensino integral para as demais etapas de ensino. Fazer educação pública de qualidade é otimizar espaços, recursos e pessoas, com isso, consegue-se atender a demanda social da comunidade e oferecer uma educação com vistas para a sociedade.