TUNÁPOLIS É A 4ª COLOCADA NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO URBANO PARA A LONGEVIDADE EM CIDADES PEQUENAS DO BRASIL!

Conforme o Instituto de Longevidade, no Brasil, existem cidades de todos os tipos: grandes metrópoles, pequenas, litorâneas, em regiões serranas, próximas à natureza, entre outras. Para além das diferenças, o fator determinante para que uma cidade seja favorável ao envelhecimento de sua população são as políticas públicas e os investimentos feitos em prol da longevidade. A grande questão que fica é: como saber se uma cidade está preparada ou não para uma população mais longeva?

O IDL é calculado a partir de diversas fontes públicas de dados, academicamente reconhecidos e que atendam os requisitos de serem consistentes, recentes, intuitivos, acessíveis, completos e acionáveis. O índice é feito a cada três anos com base nos indicadores socioambientais que representam 30%, de economia 35% e de saúde 35%. Também leva em conta as estruturas públicas de cada lugar. Pela primeira vez foram analisados dados de todos os 5.570 municípios do país. E Santa Catarina se destaca com boas colocações nas três categorias.

O município tunapolitano, ocupa o 4º Lugar no ranking na Categoria Cidades Pequena em cuja categoria foram avaliadas 4.570 cidades. O Estudo do IDL pontua “Tunápolis/SC apresenta bom desempenho em saúde com 18º maior número de leitos, 96º maior número de estabelecimentos de saúde, 123º maior número de profissionais de saúde com nível superior e 207º maior número de procedimentos ambulatoriais. A segurança financeira dos idosos (199o maior) é destaque da dimensão economia”.

Prefeito Marino Frey destaca “É com grande alegria e satisfação que recebemos os altos índices de classificação do nosso município neste relatório do Instituto de Longevidade de São Paulo. São analisados mais de 23 índices para chegar neste resultado. Quero parabenizar toda nossa população pela conquista e agradecer o trabalho de cada cidadão que por longa data contribuem com seu trabalho para alcançar os altos índices apontados pela pesquisa”, destacou Frey.

Conforme pontua Roseli Bonavigo, Secretária Municipal de Saúde e Bem-Estar Social, “A dimensão Saúde visa mensurar a qualidade de vida das pessoas com 50 anos ou mais. Os dados avaliados nessa dimensão são dados do DATASUS considerando dados dos anos de 2021 e 2022 disponíveis no sistema do DATASUS até o primeiro semestre de 2023. O resultado positivo nessa avaliação para o município de Tunápolis se dá aos trabalhos de promoção e prevenção em saúde, acesso facilitado à população aos serviços disponíveis e a preocupação da administração municipal em investir nesse setor. Vale lembrar também que um fator importante para obter bons resultados em saúde é a adesão às recomendações e tratamento, bem como o uso consciente do sistema (SUS)” finalizou Roseli.