MUNICÍPIO DE TUNÁPOLIS REALIZA ENTREGA DE CARTAS DE APTIDÃO AS EMPRESA QUE SOLICITARAM RECURSOS DO PRÓ EMPRESA

Na manhã desta quarta-feira, dia (06/12), reuniram-se no gabinete, o Prefeito Marino José Frey, vice Loivo Francisco Zoz e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Sérgio Luís Eidt, acompanhados da comissão de avaliação dos pedidos, dos representantes dos bancos credenciados Sicoob e Sicredi, e dos empresários que solicitaram recursos do Programa de Incentivo a Indústria, Comércio e Prestadores de Serviços – Pro Empresa.

O prazo para adesão ao programa estava aberto do dia 16 de outubro à 30 de novembro, período no qual houve 31 adesões, totalizando R$ 325.000,00 que serão disponibilizados às empresas, via instituições financeiras. No programa o tomador (empresa) devolve o capital e o Município paga os juros mensais, incentivando as empresas na aquisição de novos equipamentos. Destaca-se que o montante financeiro destas 31 empresas dos últimos 12 meses ultrapassa a casa dos R$ 32 milhões, e as mesmas geram mais de 200 empregos diretos gerados.

O Prefeito Marino frisa que a pedido da Associação Empresarial solicitou a redução do período de carência que estava estipulado em Lei em 24 meses após a quitação do anterior. O Prefeito destaca que a liberação desses recursos com os juros subsidiados pela municipalidade incrementará em novos investimentos pelas empresas beneficiadas, aquecendo e impulsionando a economia local. Por fim agradeceu a parceria com os agentes financeiros, Sicoob e Sicredi, por disponibilizar recursos financeiros para efetivação do presente programa.

Sérgio Luís Eidt, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, destacou que desde Maio vinha sendo inquirido por empresários para abertura de novo prazo para solicitação de linha de crédito no pró-empresa, mas que devido a um impeditivo legal, não era possível realizar. No entanto Prefeito e sua equipe de governo resolvem enviar mensagem a Câmara para acabar com o período de carência e criando novos critérios voltados ao número de funcionários, o que facilitou e agilizou todo o processo.