CRAS encerra atividades com o Grupo de Idosos acima de 80 anos

Com o objetivo de acompanhar, orientar e fortalecer os laços familiares de idosos com 80 anos ou mais, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Tunápolis, realizou, na última quinta-feira, dia 07, o encontro de encerramento das atividades de 2017, na Vila Natalina.

 

O clima natalino, as luzes e o presépio encantaram os idosos, que prestigiaram a encenação do teatro “O Alto de Natal” pelos alunos da APAE e receberam uma lembrancinha dos alunos da creche do Centro de Educação Infantil.

 

Criado em 2012, o Serviço de Domicílio para Pessoas Idosas atende, atualmente, 113 idosos acima dos 80 anos e, dentre eles, Aloísius José Heck, com 102 anos, e Selma Lawisch, com 96, que receberam homenagens pela longevidade conquistada, e outras 17 pessoas com mais de 90 anos.

 

Durante o ano, a equipe do CRAS efetuou visitas domiciliares para apurar as condições de convivência destes idosos, a fim de prevenir situações de risco, como abandono, maus-tratos, abusos financeiros, exclusão, conflitos familiares ou isolamento. O trabalho também avalia o nível de dependência de cada idoso, incentiva a participação em grupos e estabelece relações de confiança com os profissionais.

 

De acordo com a Assistente Social, Cleonice Deisi Yess, a longevidade está relacionada à qualidade de vida oferecida no município. “O mais importante no processo de envelhecimento é saber quem irá cuidar do idoso, pois é um processo natural da vida. O ciclo do envelhecimento envolve fatores biológicos, de socialização, de experiências acumuladas e de relações com a família, e é isso que procuramos identificar”, enfatiza Cleonice.