Setor Social de Tunápolis está realizando o recadastramento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (BF) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Setor Social de Tunápolis está realizando o recadastramento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada

 

SETOR SOCIAL de Tunápolis está realizando o recadastramento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (BF) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação famílias com renda familiar per capita inferior a R$ 85,00 mensais e está baseada na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.  

O Benefício de Prestação Continuada, é um benefício da Política de Assistência Social e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social. É um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de 1 (um) salário mínimo ao idoso, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Em ambos os casos, devem comprovar não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. A renda mensal bruta familiar per capita deve ser inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente.

Os beneficiários devem atualizar suas informações no Cadastro Único (CadÚnico) até 31 de Agosto, junto ao Setor Social do município, na rua 25 de Julho, Centro, junto ao Lar do Idoso. Caso a família não realize o recadastramento, após o prazo, o benefício pode ser bloqueado. As informações a serem atualizadas são: endereço, renda, composição familiar e sobre as escolas das crianças e adolescentes, deve-se trazer os documentos de todos os componentes da família.

O atendimento junto ao Setor Social ocorre nas segundas, terças e sextas-feiras, das 7:30 hs até as 11:30hs e das 13:15hs até as 17:15hs.  Os atendimentos também podem ser agendados pelos telefones 3632-1325 e/ou 991073554.