Tunapolitanos participam da Itaipu Rural Show em Pinhalzinho

TUNÁPOLIS – Um grupo formado por setenta pessoas prestigiou o evento na última sexta-feira. Um ônibus e um micro-ônibus foram disponibilizados pela Cooperativa Regional Itaipu para que o grupo pudesse visitar a feira que está na sua décima sétima edição. Neste ano, com o tema: Inovação que Gera Resultados, mais de 300 expositores apresentaram novidades e tendências do setor do agronegócio. Na sexta-feira foi o Dia da Mulher no Itaipu Rural Show. Na recepção as mulheres recebem um lenço rosa de presente. Uma empresa de cosméticos realizou palestra e atendimento de beleza durante o dia, com maquiagem, manicure e cabeleireiro. Vários prêmios foram sorteados para as participantes. Os agricultores que visitaram o estande da Epagri, puderam participar da oficina de Enxertia e Podas Frutíferas. Conforme o Extensionista, Ivandro Moter, a oficina foi disponibilizada por ser uma atividade que gera bastante interesse por parte dos agricultores, pois muitos plantam árvores, mas não sabem como elas são produzidas. A enxertia tem como objetivo antecipar a produção de determinada espécie de planta copiando e reproduzindo fielmente as características da planta matriz. O parque de exposição da feira possui 205.000 m² de área. No setor de Cereais foram 28 empresas privadas participantes, além da área experimental permanente da Epagri. Na área de leite os visitantes encontraram galpão com sala de ordenha, irrigação com aproveitamento da água da chuva através de cisterna, açudes, córregos e fertirigação, além de 19 variedades de pastagem e Sistema automático de alimentação de bezerras. A excursão foi organizada em parceria com Cooper A1, EPAGRI e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Tunápolis.

Segundo o prefeito em exercício Volmir Lawisch, acha-se importante visitar a feira pois além se ser uma feira motivadora e desafiante, sempre traz novidades aos produtores.Apesar da situação atual, é sempre importante buscar inovações nas propriedades, visando melhorar o desempenho e produtividade.