PALESTRA SHOW MARCA OS 83 ANOS DO SICOOB CREDITAPIRANGA EM TUNÁPOLIS

Aconteceu na noite de segunda feira dia 19 o evento alusivo aos 83 anos do Sicoob Creditapiranga da UNIDADE DE TUNÁPOLIS, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Centro Educacional Helga Follmann. Estiveram presentes no evento pais, os colaboradores do Sicoob, lideranças comunitárias, professores da rede municipal, alunos e professores do Pe. Balduíno Rambo, vereadores e secretários municipais, Secretário Regional do Desenvolvimento Miguel Schneider, Adalberto Michels presidente do Sicoob, prefeito municipal Enoí Scherer. O evento teve por objetivo também divulgar aos país e a comunidade, o programa Cooper jovem implantado no Helga Follmann desde 2014.

Para operacionalizar a novidade o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) adotou o Cooperjovem. O programa é voltado para professores, técnicos de cooperativas e alunos e oferece formação/capacitação continuada dentro dos princípios e valores cooperativistas aos estudantes do ensino fundamental e médio. O processo educativo é dirigido pelo professor. O Sescoop orienta apenas com o caráter sugestivo. A programação pode ser flexível para se adaptar ao ritmo, ao interesse da turma e à dinâmica em sala de aula. Cabe ao professor servir-se da metodologia participativa, usando a criatividade e aproveitando cada situação para transformá-la em vivências e conceitos que facilitem a compreensão do que está sendo aprendido. O professor tem papel fundamental no programa. É ele quem vai trabalhar o conteúdo em sala de aula e envolver os alunos na cultura da cooperação. Com isso, a criança descobrirá os valores e princípios cooperativistas, e ainda praticará a ajuda mútua, a cooperação, a solidariedade em pequenos gestos do dia-a-dia.

O Secretário da educação Vianei Luis Hammerschmitt, destaca que a cooperação como princípio fundamental da vida em sociedade, é o caminho para a sustentabilidade ambiental, social, econômica da humanidade para a próxima década, uma vez que, diante dos limites que enfrentamos hoje, precisamos apreender a enfrentar problemas juntos e buscar ações coletivas de forma cooperativa e solidária. Esperamos que a mediação didática do Cooperjovem sensibilize professores, estudantes e pais para essa importante bandeira do desenvolvimento local e regional.