Oficina de Artesanato do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realiza visita ao quartel do Corpo de Bombeiros em Iporã do Oeste.

No dia 10 de Junho, o CRAS de Tunápolis juntamente com as crianças e adolescentes participantes da oficina de artesanato do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizou visita ao quartel do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste. A visita contemplou participantes dos dois turnos da oficina, matutino e vespertino, com um total de 37 crianças e adolescentes.

Os dois grupos foram recebidos pelo Soldado Militar Bombeiro Evandro. Durante a visita, Evandro apresentou as instalações do quartel. Explicou a rotina dos bombeiros, tanto dentro do quartel como em processo de ocorrência. Também foram apresentados os equipamentos utilizados pelos bombeiros, que envolve desde o socorro a vítimas de acidentes, incêndios, dentre outros procedimentos realizados. Evandro explanou sobre o Programa Bombeiro da Terceira Idade que está formando sua primeira turma. Como também sobre os Bombeiros Comunitários e os Bombeiros Mirins.

A recepção por parte da equipe de Bombeiros presentes no quartel foi acolhedora e incentivadora aos participantes. Para as crianças e adolescentes foi fascinante desbravar um pouco sobre essa profissão extremamente importante para a comunidade.

Conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é o serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.