REUNIÃO SOBRE PREVENÇÃO DA INFLUENZA AVIÁRIA

Na manhã desta terça-feira (21/03) reuniram-se no gabinete juntamente com o Prefeito Marino, a Secretária de Agricultura e Pecuária Dircelei, Secretária de Saúde Roseli, Representantes do Produtores Rurais Everaldo e Valdomiro, Presidente da Câmara de Vereadores Leandro, Representante do ICASA Vet. Fábio e Representante da CIDASC Tatiane, a qual solicitou a reunião.

Na reunião foram debatidos assuntos relevantes referentes a Influenza Aviária. A América do Sul estava livre da doença até o final do ano de 2022, quando começou a se espalhar rapidamente pelos países. Atualmente o Brasil e o Paraguai são os únicos países da América do Sul que permanecem sem notificação de ocorrência do vírus em seus territórios.

A realidade é que a situação é preocupante, pois o vírus se alastra rapidamente, principalmente pelo contato de aves migratórias e/ou silvestres com as aves de subsistência, e também transmitem para os suínos, além de que os humanos também podem contrair a doença.

Conforme os profissionais da CIDASC e ICASA é essencial os cuidados com a Biosseguridade, ou seja, manter as aves em local totalmente fechado, evitando o contato com outras aves e evitar transitar de uma propriedade para outra sem ter os devidos cuidados de higiene.
De acordo com a Secretária de Agricultura e Pecuária, Dircelei Arenhardt, é fundamental a colaboração de todos os munícipes para com a prevenção da Influenza Aviária em nosso município.

Ainda é importante ressaltar que caso algum munícipe perceba em seus animais sinais com alterações no sistema nervosos, digestivos e respiratórios (secreção bico, andar cambaleante e com dificuldade, diarreia, mortalidade acima do normal), entre em contato imediatamente com a Secretaria de Agricultura, Icasa, Cidasc (0800 644 8500).