Secretaria de Agricultura de Tunápolis investe em subsídio para Produtores Rurais!

A agricultura   no município de Tunápolis é uma atividade econômica de grande destaque, entre ela a atividade agropecuária é muito relevante, pois faz parte da economia primária, e a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos essenciais pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia local e regional.

É um setor que está em constante evolução, e é cada vez mais necessário o aperfeiçoamento e conhecimento para melhor desenvolver as atividades. Observa-se assim uma mudança no perfil do produtor, que cada vez mais se adapta e acompanha a gestão e a importância do gerenciamento frente aos novos desafios e incertezas.

A atual Administração preocupada e pensando em atender da melhor forma o produtor, também vem alterando e aperfeiçoando as Leis. Com isso o Programa de Fichas de Veterinário foi alterado para “Programa mais Pecuária” que visa o atendimento veterinário nas propriedades rurais do município, beneficiando os mesmos em forma de subsídio que é pago diretamente para o produtor rural.

Essa troca ocorreu após várias solicitações por parte de produtores rurais, além de que as Fichas Veterinárias apenas podiam ser utilizadas até o dia 15 de dezembro de cada ano. A divisão das fichas era padrão e não de acordo com o número de animais na propriedade, portanto os valores ficaram mais justos usando-se um critério de repasse conforme a quantidade de animais.

Assim o programa conta com várias vantagens para os agricultores como por exemplo: o subsidio será pago conforme a quantidade de animais; muitas propriedades rurais contam com veterinários formados ou os próprios agricultores tratam dos cuidados com o plantel e esses ocupavam muito pouco as fichas e não tinham o auxílio; os produtores podem negociar o valor dos atendimentos aos animais com o veterinário de sua confiança, muitas empresas já disponibilizam de veterinários para fazer atendimentos; o produtor que não utilizava todas as fichas acabava perdendo esse auxílio. Agora com o subsídio poderá utilizar o valor tanto para pagamentos dos serviços como para a compra de medicamentos para tratamentos dos animais.

A nova sistemática foi avaliada pela Comissão da Agricultura, a qual se manifestou totalmente a favor da alteração, e os vereadores do município aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei, desta forma as fichas de veterinário valeram até o dia 10 de abril de 2022, a partir desta data entrou em vigor o Programa Mais Pecuária.

Os valores do subsídio do Programa Mais Pecuária são determinados conforme a quantidade de animais de cada produtor, sendo que de 1 até 10 animais, recebe-se R$ 300,00, de 11 até 40 animais, recebe-se R$ 400,00, de 41 até 60 animais, recebe-se R$ 500,00, de 61 até 80 animais, recebe-se R$ 600,00 e acima de 81 animais, recebe-se R$ 700,00.

Serão investidos mais de R$ 200.000,00 reais no novo programa sendo um aumento de mais de 25 % do valor que será destinado direto nas propriedades auxiliando nas atividades diárias.

Importante lembrar que para receber o subsídio no ano de 2023 o produtor rural deverá apresentar notas fiscais de medicamentos ou da prestação de serviços com veterinário, ocorridos no ano anterior à solicitação de no mínimo com valores iguais ou superiores ao benefício requerido.

Os encaminhamentos para receber os benefícios do Programa Mais Pecuária e Bônus já podem ser realizados na Secretaria de Agricultura conforme o seguinte cronograma, no mês de abril devem encaminhar os documentos os produtores com finais de CPF 0, 2 e 6, em maio deverão encaminhar os finais de CPF 3, 8 e 9, no mês de Junho devem encaminhar os finais de CPF 1, 4, 5 e 7, se algum produtor esqueceu de encaminhar no mês designado, terá o mês de Julho para realizar o encaminhamento.

A Secretária de Agricultura e Pecuária, Dircelei Arenhardt enfatiza “Enquanto Secretária da Agricultura buscamos sempre implantar programas para que a nossa agricultura e pecuária consigam se fortalecer constantemente, uma vez que o setor representa uma grande importância econômica e social, para nosso município e região” finalizou Dircelei.

O Prefeito Marino José Frey salienta “Estamos horando o compromisso com o setor da agropecuária do nosso município, melhorando e ampliando os programas para o setor. Com o programa “Mais Pecuária”, fazemos uma distribuição mais justa dos recursos e dinamizando o atendimento veterinário no município” finalizou Frey.