PNAIC – PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.

PNAIC – PACTO Nacional de Alfabetização na Idade Certa.

No dia 29 de agosto, nas dependências do Centro Educacional Helga Follmann, foi dado inicio a etapa 2017 do PNAIC-  Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, do município de Tunápolis. O município tem aderido ao pacto desde 2013, quando o programa foi lançado. A novidade desse ano, é que a formação também é para professores da Educação Infantil e não somente para os Anos Iniciais como nas etapas anteriores.

O PNAIC foi criado, com o objetivo de responder de forma nacional, a indagação dos professores de o que ensinar? Como ensinar? Por que ensinar? Dessa forma, o programa se propôs a pensar nos modos de organização temporal e espacial da aprendizagem na e para a vida dos estudantes, aprofundando temáticas sobre currículo, ciclo, avaliação, educação do campo, inclusiva e diversidade lingüística, problematizando ações didáticas dos professores que potencializam a relevância de se pensar em direitos de aprendizagem, diversidade e inclusão no cotidiano escolar.

A formação Continuada desse ano, conta com entorno de 25 participantes, entre professores, estagiárias e demais profissionais da rede, tendo como coordenadora a Professora Cristiane Kappaun, e como formadora dos anos iniciais a Professora Angelita Bourscheid, e da Educação Infantil a Psicóloga  Educacional Carlise Lezonier.

Para o primeiro encontro, houve a fala do Prefeito Renato Paulata e da Secretária da Educação, Angelita Bourscheid, que enalteceram a importância da formação continuada aos profissionais, possibilitando assim, momentos em que acontecem as trocas e o compartilhamento de experiências e socialização de práticas pedagógicas favorecendo a interdisciplinaridade.

Houve um breve resgate da trajetória do PNAIC, por meio de uma mesa redonda com participantes do PNAIC de anos anteriores, que abordaram que o PNAIC já teve enfoque nas linguagens de português e matemática, na interdisciplinaridade, na importância do diagnóstico de alfabetização da criança e esse ano, nos remetendo a pensar sobre direitos de aprendizagem da criança na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Na seqüência da noite, foi conversado e debatido sobre os direitos de infância e o objetivo do PNAIC para o ano de 2017, sobre como articular a infância, a escrita e o brinquedo. Bem como, sobre como reservar um espaço para a infância nas salas do Ensino Fundamental. Foi abordado que a escrita não rouba a infância, pois as letras, os números e a escrita fazem parte do brincar, do jogo, e que depende dos professores fazerem a opção de trabalhar a linguagem escrita de uma forma leve e natural, criando nas crianças a atitude leitora e produtora de texto.

A formação terá uma carga horária de 100 horas, acontecendo em encontros semanais e atividades em tempo de serviço.

O desejo da Secretaria de Educação, é que a formação alcance os objetivos a que se propôs, de ser um espaço de aprofundar conceitos e socializar práticas e metodologias diárias de uso em sala de aula que venham de encontro a necessidade de nossos educadores. Em fim, nosso desejo com o PNAIC- 2017, é que a criança aprenda a ler e a escrever mas, também, que brinque, sorria e viva plenamente sua infância. (ESPINDOLA; SOUZA, 2015)