ADR Itapiranga reúne agentes municipais para anunciar o Fundam 2.

O secretário executivo da ADR, Claudir Larentis, reuniu na manhã de quarta-feira, 17, prefeitos, vices, presidentes de câmaras, vereadores e servidores municipais para anunciar a nova edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam 2). O investimento previsto pelo Governo do Estado é de R$ 700 milhões. Na primeira edição, em 2015, foram destinados R$ 606 milhões para investimentos em todo o estado. Somente nos cinco municípios da regional de Itapiranga foram aplicados mais de R$ 6,5 milhões em obras e aquisição de máquinas.

Conforme o secretário executivo da ADR, Claudir Larentis, trata-se de recursos importantes que podem ser investidos em diferentes áreas, especialmente saúde, educação, saneamento básico e infraestrutura. Segundo o secretário, não há obrigatoriedade de contrapartida por parte das prefeituras. De acordo com Larentis, num primeiro momento cada município vai receber entre R$ 800 mil e R$ 1 milhão. Mas, segundo ele, esse montante poderá aumentar com a destinação de cotas por parte dos parlamentares estaduais. O secretário, no entanto, salienta a importância da articulação das lideranças dos municípios junto aos deputados estaduais para obtenção de cotas adicionais.

“Cada município poderá contemplar até três prioridades e essa definição deverá ter participação das câmaras de vereadores. As prefeituras elaboram os projetos de seu interesse e a ADR vai fiscalizar as obras e as aquisições”.

Na sexta-feira, 12, o governador Raimundo Colombo havia reunido os secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional em Lages, para tratar sobre o programa. Nas próximas semanas, o governador Colombo e equipe técnica participarão de reuniões em diferentes associações de municípios para tratar da formatação das regras da nova edição do Fundam. O gerenciamento e controle do programa devem ficar com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a exemplo do que ocorreu na primeira edição.

Na reunião, em Lages, Colombo destacou a importância do Fundam 2 como medida para dinamizar a economia catarinense ao longo do segundo semestre, mesmo diante do cenário nacional de crise econômica. “Ao mesmo tempo, vamos capitalizar as prefeituras para fazerem investimentos e, por meio das obras, vamos gerar emprego e renda em todo o Estado”, acrescentou.

A primeira edição do Fundam, em 2015, possibilitou obras importantes na regional de Itapiranga. A liberação de R$ 6,5 milhões nos cinco municípios possibilitou obras como a pavimentação do acesso ao Termas São João (São João do Oeste), pavimentação da Avenida Pinhal (Iporã do Oeste), pavimentação de várias ruas na cidade de Itapiranga, aquisição de máquinas no município de Tunápolis e construção de escola em Santa Helena.