Comissão da 12ª Efacitus apresenta avaliação final

A comissão central da EFACITUS se reuniu para avaliar de forma geral o resultado da feira, onde também foram apresentados os investimentos realizados.

Devido ao grande sucesso do evento, com grande repercussão positiva no município e em toda região, onde se superou as expectativas em público e negócios, consideramos que a feira teve grande êxito. Destacamos o empenho e dedicação de todas as equipes envolvidas na comissão e subcomissões de organização, bem como o trabalhado desenvolvido pelos servidores públicos juntamente com setor privado, onde todos não mediram esforços para melhor atender os expositores e visitantes.

A indústria e comércio mostrou seu potencial em produtos e serviços com muitas novidades, e mesmo com economia em retração foram registrados milhões em negócios. Mesmo com grande público o setor de alimentação conseguiu suprir a demanda, onde a variedade e qualidade dos produtos também foram destaque.

O setor agropecuário também fez muito sucesso, a participação dos agricultores seja para mostrar a qualidade dos animais criados nas propriedades ou para as negociações mostram a qualidade genética do rebanho onde a exposição de animais se tornou uma referência em todo Estado de Santa Catarina.

Também foram avaliados como positivos os trabalhos desenvolvidos e serviços prestados na segurança, limpeza, ornamentação, bem como nos shows, onde tivemos grande participação de público nos três dias da feira.

Dentre as várias preocupações da comissão, a questão financeira nesse momento da economia sempre estava em pauta, como fazer uma feira desse porte com menos custos? Sabe-se que a feira sempre precisou de investimentos do setor público para que seja realizada. Neste sentido, foi firmada a parceria entre a Prefeitura Municipal e a Associação Empresarial – AEST para a realização da feira que teve os seguintes resultados somados de forma geral, o valor total de entrada de recursos na ordem de R$ 202.778,61, e saídas no valor de R$ 379.633,35, sendo assim, a municipalidade necessitou investiu R$ 176.854,74 para a realização da feira. Os dados foram comemorados pela comissão, pois foi realizada a maior feira até então e conseguimos diminuir os investimentos, para se ter uma ideia em 2014 o governo municipal investiu R$ 202.559,78, na realização da exposição.

Sabendo dos pontos positivos a comissão também reconhece que algumas questões pontuais precisam ser melhoradas e que ajustes precisam ser feitos e que pequenos problemas sempre acontecem, mas diante do tamanho do evento realizado e do grande sucesso que a 12ª EFACITUS obteve, o balanço é extremamente positivo.

Acreditamos que o maior fator positivo foi o trabalho em conjunto com todos os setores, por exemplo, a Associação Hospitalar que recebeu o valor de R$ 12.906,70 e a AFAT que recebeu R$ 5.102,50 através da parceria no trabalho para melhor atender os visitantes, isto somado as várias empresas ligadas a alimentação, empresários, agricultores, pessoas do setor público e privado, enfim, toda a população que esteve unida para realizar o maior evento de Tunápolis.

Crescemos e evoluímos ao longo dos anos como pessoas, empreendedores e como município e, o sucesso e crescimento da EFACITUS é uma grande prova dessa evolução, portanto, a Comissão Central Organizadora da 12ª EFACITUS agradece a ajuda de todos na realização desse grande evento, o nosso muito obrigado!