CRAS realiza encontro do grupo de idosos acima de 80 anos do município de Tunápolis

No dia 23 de Maio, o grupo de idosos acima de 80 anos reuniu-se para mais um encontro, que na oportunidade foi realizado no Lar do Idoso, na sede do município. Com objetivo informativo, foi proferida palestra com os bombeiros militares com tema “Prevenção de acidentes”. Após a palestra foi ofertado coofee breack para confraternização entre os idosos presentes e cuidadores.

O Serviço de Domicílio para pessoas acima de 80 anos executado pela equipe do CRAS tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos idosos. Visa a garantia de direitos, prevenindo situações de risco, exclusão e isolamento. A dinâmica de atendimento do grupo se dá na realização de visitas domiciliares realizadas pela Assistente Social e Psicóloga do CRAS, bem como acompanhamento familiar e realização de dois encontros anuais.

Atualmente no município residem 112 pessoas que possuem oitenta anos ou mais. Neste número estão incluídos os idosos que completaram 80 anos até o final de 2016. Deste total, 40 são homens. Já as mulheres estão em maior número, 72. Pessoas com mais de 90 anos são 17.

O expressivo número de idosos com 80 anos ou mais em Tunápolis aponta indicativos muito importantes, entre eles a qualidade de vida da população. Essa qualidade de vida está relacionada a vários aspectos: à auto-estima e ao bem-estar pessoal, o nível socioeconômico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o próprio estado de saúde, os valores culturais, éticos e a religiosidade, o estilo de vida, o ambiente em que se vive.