Conselho de Saúde de Tunápolis colocou em pauta Sistema Informatizado de Encaminhamento de Tratamento de Saúde Fora do Município

Conselho de Saúde esteve reunido na terça feira (10), para a reunião mensal e um dos principais assuntos tratados foi à discussão e a aprovação da implantação oficial de um Sistema Informatizado de Encaminhamento do TFD (Tratamento Fora do Domicilio).

Com o objetivo de dar ampla transparência a lista de espera e o andamento da fila de encaminhamentos, estará sendo implantado um sistema de gerenciamento mais ágil da fila de espera e ao mesmo tempo, possibilitará ao usuário o acompanhamento pela internet, a sua posição na fila e provável prazo de espera para atendimento.

No momento em que o paciente fizer o seu encaminhamento no setor de TFD da Secretaria de Saúde, ele já será informada sobre sua posição na fila e o numero de cotas que o município possui na respectiva especialidade, alem disso ele poderá acompanhar a evolução da fila pelo link \\177.125.243.171.9090 bastando para tal digitar seu CPF.

É importante ressaltar também, que o paciente somente será passado na frente dos demais, mediante solicitação de BREVIDADE, por parte do médico prescritor do procedimento, justificando o motivo da urgência. Alem disso o paciente que não comparecer à consulta ou exame agendado e não comunicar com 24 horas de antecedência voltara ao final da fila.

O secretario Bruno José Heberle, diz estar muito satisfeito com a implantação desse importante avanço na secretaria de saúde; Heberle  friza que depois que o sistema estiver plenamente funcionando, além do paciente poder acompanhar seu encaminhamento,as informações também poderão ser  acessados pelo Ministério Público ou qualquer outro órgão fiscalizador.

Heberle conclui: para a própria Secretaria é mais fácil trabalhar quando todas as ações são expostas de maneira mais transparente possível, afinal de contas, o poder publico e de modo especial a área da saúde tem seus avanços e benefícios, e também suas limitações, por isso nada melhor de compartilhar o maior numero de informações com a opinião publica.

A presidente do Conselho de Saúde Viviane Lamour explica que na reunião dessa terça- feira, foi também, aprovado o programa “CUIDADORES’’ que será um serviço que será implantado pelo NASF,para dar atenção e apoio aos cuidadores de pessoas acamadas e outras incapazes  de manter por si só os cuidados com a saúde. Este programa será coordenado pela assistente social do NASF-Siliane Meier.A presidente Viviane lembra ainda que o conselho de saúde se reúne na segunda e  terça- feira de cada mês,no auditório da saúde às 14:00 horas.