AMEOSC realiza Assembleia com Presidente da FECAM

Está provado e comprovado, o Associativismo funciona. Participação e integração são fatores fundamentais para o crescimento regional.”

Esta, foi uma das falas/destaques na Assembleia Geral Ordinária realizada pela AMEOSC na manhã desta quinta-feira, 1º de Outubro em São Miguel do Oeste. Presidida pelo vice-presidente da Associação – Prefeito de São José do Cedro, Plínio de Castro, a Assembleia contou com a participação dos Prefeitos da região, Presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) José Caramori juntamente com Secretário da Federação – Celso Vedana, e o Secretário Executivo de Supervisão de Recursos Desvinculados, Celso Antônio Calcagnotto.

Calcagnotto, acompanhado dos Secretários Regionais Miguel Schneider, Vilson Trevisan e Bianca Bertamoni, apresentou informações sobre o andamento dos projetos e convênios entre os Municípios e o Governo do Estado.

Dentre os assuntos em pauta na Assembleia, Caramori e Vedana apresentaram a prestação de contas da aquisição da sede administrativa das entidades que compõem o sistema FECAM, bem como, a deliberação de proposta da 8ª Alteração do Estatuto Social da Federação – troca de endereço da entidade.

O Presidente da FECAM, aproveitou o momento, para convidar os Prefeitos para participaram do “Diálogo Municipalista” que ocorre nos dias 13 e 14 de Outubro em Florianópolis. Convidado a discutir sobre encaminhamentos coletivos referente às ações de contenção de gastos por conta da queda das receitas municipais, Caramori argumentou:

É preciso deixar explícito que as prefeituras não estão sentadas encima de dinheiro, é preciso mostrar que os gastos aumentaram mas os recursos não, e aí está a importância da participação no ‘Diálogo Municipalista’, mostrar lá, que tais situações não ocorrem somente em um Município, mas sim, em muitos outros. E para mostrar isso, é preciso se unir, está provado e comprovado, o Associativismo funciona. Participação e integração são fatores fundamentais para mostrar que a situação de queda de receitas não atinge apenas um Município, e mostrando isso, unidos, os Municípios podem pleitear ações conjuntas na busca de recursos, soluções, crescimento regional, além do entendimento da sociedade.”

Durante a Assembleia, também foi discutido sobre a solicitação de apoio dos prefeitos para auxiliar os clubes de cavalos, CTGs e demais tradicionalistas, sobre ações de prevenção da doença do Morno em cavalos; As soberanas da 37ª Oktoberfest estiveram presentes e juntamente com o Prefeito de Itapiranga, convidaram a todos para a maior festa da cultura alemã da região, que inicia no dia 03/10 no Município. Durante a reunião ficou decidida a não realização do II Seminário de Socialização do Serviço Público Municipal da Região da AMEOSC  e também, definida a data do dia 10 de Dezembro de 2015 para prestação de contas e eleição da nova diretoria da Associação.

O Prefeito e Vice-Presidente Plínio de Castro destacou a importância da participação do Presidente e da equipe FECAM junto a associação, enfatizando que a organização e planejamento coletivo, além de fortalecer o associativismo Municipalista, possibilita que os Municípios consigam atingir uma maior autonomia – condições de investir e prestar mais e melhores serviços públicos a população.