Farmacêutica Diangele Lazarotto relata situação da farmácia básica do município de Tunápolis

A função de farmacêutica na Farmácia Básica e Saúde Pública é dividida entre ações gerenciais e assistenciais. As ações são voltadas principalmente para a logística do medicamento (Estruturação da farmácia, planejamento, aquisição, armazenamento, dispensação). Estas também dão suporte à prescrição. As ações assistenciais visam o cuidado ao usuário, considerando o uso do medicamento, contribuindo para a efetividade do tratamento, seja no âmbito individual ou coletivo por meio de ações voltadas ao paciente e não ao medicamento.

 Todos os dias são entregues medicamentos o que dá uma média diária de 92 pacientes, 460 pacientes por semana e 1740 pacientes. Um número bastante elevado para o nosso município.

Em torno de 20% da população de Tunápolis, levando em consideração os números de atendimentos da farmácia básica tomam medicação controlada no nosso município.

A farmácia consegue atender todas as necessidades básicas, pois possui uma lista com 279 itens padronizados pelo SUS e REMUNE, apenas em alguns casos específicos que não compete atenção básica ocorre a necessidade de compra de algum item pelo paciente. Também fornece assistência de média e alta complexidade, com os medicamentos padronizados pelo Estado. Quando surgem tratamentos contínuos que não são padronizados pelo SUS os pacientes recebem orientações de como conseguir seu tratamento de forma gratuita.

Sabemos também que a receita é indispensável para conseguir a medicação pelo SUS, e que conforme decisão administrativa e aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde, são dispensadas todas as receitas aviadas pelo SUS ou de forma particular, desde que esta esteja em conformidade com a legislação vigente.

Quero aqui deixar minha conclusão como farmacêutica no Município de Tunápolis: “ O Município de Tunápolis oferece uma estrutura para que seja desempenhado um ótimo trabalho de assistência em Saúde, o que de certa forma facilita o bom trabalho de todos  os profissionais. Muitas funções são desempenhadas além daquelas exigidas pela atenção primária, o que demostra dedicação e cuidado de toda a equipe de saúde e a população pode se sentir privilegiada com o atendimento oferecido.”