Secretaria de Saúde de Tunápolis, juntamente com a farmacêutica Diangele alertam população sobre Uso Racional de Medicamentos

Devido ao grande empenho da Secretaria Municipal de Saúde de Tunápolis em querer atender bem todos os munícipes, neste ano de 2015 a equipe médica se completou com quatro profissionais médicos atendendo em tempo integral nos horários de atendimento da unidade de Saúde. O resultado disso foi um aumento significativo no número de atendimentos em todos os setores, e a facilidade de atendimentos, sem espera vem agradando a população.

A Farmácia Municipal possui 279 itens padronizados atualmente, entre Farmácia Básica e REMUME- Relação Municipal de Medicamentos.  Até o mês de agosto deste ano teve 15243 atendimentos, fornecendo para a população 1 619 991 itens de medicamentos, somente para atenção básica, sem contar os atendimento de média e alta complexidade.

No ano passado foi lançada a campanha “Traga de Volta”, onde foram repassadas para a população orientações sobre descarte correto de medicamentos não mais utilizados ou vencidos. Não devem ser descartados em lixo comum, pois ainda podem estar ativos e contaminar o ambiente.

O resultado desta campanha permitiu visualizar um grande número de tratamentos inacabados e desperdício de medicamentos dentro da validade. Alguns pacientes com estoques gigantescos de medicamentos em tratamentos de uso contínuos.

Acreditamos que com a facilidade em conseguir consulta médica, isso possa aumentar ainda mais se não houver a conscientização da população em seguir as orientações oferecidas pelos profissionais médicos, que os tratamentos só serão efetivos se realizados exatamente conforme a prescrição, com o medicamento correto, na dosagem e horário certo e pelo período solicitado.

Em alguns casos podemos observar devolução de medicamentos na farmácia, e logo após a prescrição do mesmo medicamento, quando o paciente retorna em consulta.  Medicamentos devolvidos não podem ser reutilizados conforme orientações da Vigilância Sanitária, e na maioria dos casos custa mais caro para desprezá-lo do que para comprar.

Auto- medicação é muito perigoso, por isso deve-se seguir o tratamento correto orientado pelo seu médico e farmacêutico, evitar estoques de medicamentos e retirar os medicamentos contínuos somente quando necessário.

Quem cuida sempre tem!