Município de Tunápolis lança oficialmente o PNAIC 2015

O Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa – PNAIC é um programa do governo federal que iniciou no ano de 2013 com formação na língua portuguesa, no ano de 2014 foi desenvolvido com ênfase na matemática. Neste ano, o foco é na Interdisciplinaridade. O objetivo geral do programa é estimular a ação reflexiva do professor e garantir os direitos de aprendizado dos alunos, fundamentados pela avaliação diagnostica e metodologias adequadas aos níveis, como a abordagem lúdica, visando a alfabetização e o letramento das crianças até oito anos de idade.

O programa oferece horas de formação presencial, desenvolvidas semanalmente no período noturno e horas a distância, momentos estes que as atividades propostas estarão sendo desenvolvidas com os alunos.

O público alvo do programa são professores pedagogos que ministram aulas para turmas de 1º ao 3º ano, porém, o município adota uma postura de convidar todos os professores de anos iniciais da Rede Municipal de Ensino e este ano também foram convidados os professores da Educação Infantil, estagiárias e professores de áreas.

Este ano o PNAIC enfatiza a interdisciplinaridade, tema que figura os documentos oficiais da Educação Brasileira desde 1971, e desde então se apresenta em diretrizes e parâmetros para a educação brasileira. A ação pedagógica interdisciplinar possibilita a integração das áreas do conhecimento na abordagem curricular.

O segundo encontro será realizado na noite de quarta-feira, dia 09 de setembro, caso algum professor da rede Municipal ainda queira se inscrever, poderá entrar em contato na Secretaria Municipal de Educação, com a Coordenadora local do programa Naíssa Schaurich ou a Orientadora de estudos Nadia Marconatto.