Mais de 100 coralistas participam do 26º Encontro Municipal de Corais em Pitangueira

Com o objetivo de promover intercâmbios culturais e difundir o canto coral, a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo de Tunápolis realizou a 26ª edição do Encontro Municipal de Corais.

O encontro aconteceu na comunidade de Linha Pitangueira e reuniu a família e amigos dos mais de 130 coralistas, que representam os sete grupos do município. A programação iniciou às 9h, com missa celebrada pelo Padre Inácio Kolling. Na sequência, cada coral apresentou três cantos e, ao meio dia, todos confraternizaram em um grande almoço ao som da Banda Municipal. A tarde iniciou com o massenchor (coro em massa) que reuniu as vozes em cantos populares e folclóricos. A dupla Ciro e Carlito de Tunápolis animaram a reunião dançante.

Ao declarar a abertura do evento, o Prefeito Enoí Scherer enfatizou a importância dos tunapolitanos valorizarem as atividades culturais presentes no município. “O canto coral revela grandes mensagens em suas letras, que transmitem alegria, esperança e fé. Os grupos estão muito bem preparados sob regência dos maestros Pedro Heck e Evaldo Kerkhoff, e nós da Administração Pública fizemos questão de dar todo o suporte necessário para que essa tradição cresça e se fortaleça em nosso município”, destaca.

Conforme o secretário da educação Vianei Hammerchitt o encontro de corais revelou a tradição do canto coral do município, na medida em que se percebe a inovação, o brilho e a harmonia das vozes de todos os corais. Além disso, é sempre um momento de integração e de alegria expressada através da arte de cantar. Esse trabalho é realizado numa parceria entre famílias, associações e prefeitura municipal que apóia as atividades através do regente Pedro, porém, tudo isso só é possível através da dedicação e do empenho de todos os cantores que colocam o dom de cantar a serviço da comunidade Tunapolitana. Enquanto Secretaria da Educação e Cultura, temos orgulho do patrimônio cultural de nossas famílias e desejamos manter o canto coral ao longo da história do nosso município.