IV Conferência Municipal de Saúde

A conferência aconteceu no dia 30 de junho junto ao lar do idoso em Tunápolis e contou com grande participação popular. Tivemos a presença de autoridades, trabalhadores da saúde, usuários e prestadores de serviço.

A palestra foi ministrada por Lisiane Thome Rukhaber, e teve como tema Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas.

No decorrer da palestra foram debatidos ações locais, estaduais e nacionais.

Os eixos debatidos e abordados durante a conferência foram os seguintes:

– Direito à Saúde, Garantia de Acesso a Atenção de Qualidade;
– Participação e Controle Social;
– Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde;
– Financiamento do SUS e Relação Público-Privado.

Durante o evento foram escolhidos 4 delegados e 4 suplentes que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde no mês de setembro em Lages.

Conforme o Secretário da saúde Bruno Heberle, o objetivo das Conferências Municipais da Saúde é avaliar os trabalhos que estão sendo realizados e em cima disso fazer o levantamento das deficiências que ainda existem, fazendo assim uma projeção de trabalho para o futuro.” Esse é um processo de avaliação para avaliar como podemos ainda melhorar mais a assistência da saúde no município, estado e país. Sem sombra de dúvida eu não vejo como o povo brasileiro buscaria atendimento na saúde se não fosse o SUS, com todas as dificuldades que têm.”