Pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa abordou o tema Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa
No dia 28 de Abril, as técnicas do CRAS realizaram a pré-conferência dos direitos da pessoa idosa em parceria com a coordenação de idosos. O evento foi realizado no Lar do Idoso e estiveram reunidas 53 pessoas.
O objetivo central abordado nas conferências dos Direitos do Idoso tanto no âmbito municipal, regional, estadual e federal será propiciar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo e o empoderamento e as consequências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa.
A pré-conferência realizada teve como objetivo levantar propostas no âmbito municipal que serão incorporadas na conferência regionalizada que será realizada no município de Tunápolis, no dia 14 de Maio, com a participação dos demais municípios da SDR de Itapiranga.
Foi abordado sobre o protagonismo e o empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de todas as idades. Nesta pré-conferência debateu-se sobre os idosos assumirem o papel de protagonistas de sua história, lutando pela garantia dos seus direitos e para que sejam priorizadas políticas de atendimento ao idoso, melhorando cada vez mais a qualidade nos serviços que são ofertados a eles.
As propostas levantadas pelos participantes da pré-conferência foram:
-
Criação de grupos de estudo sobre o Estatuto do Idoso;
-
Entrega do Estatuto do Idoso em meio físico para cada grupo de idosos do município;
-
Promoção de cursos de informática voltados aos idosos;
-
Criação de grupos de visitas por parte da comunidade para desenvolver trabalho com idosos que não possuem vida comunitária ativa;
-
Rodas de conversa com convivência entre gerações;
-
Implantação de academia ao ar livre;
-
Criação de grupo de atividades físicas para idosos;
-
Ampla divulgação das atividades do Conselho Municipal do Idoso.
Também foram escolhidos 6 delegados da sociedade civil, sendo 3 titulares e 3 suplentes para participarem da Conferência Regional.