Incidência da Tuberculose Bovina no Município de Tunápolis

A Secretaria Municipal da Agricultura de Tunápolis comunica que atualmente no município temos três propriedades interditadas pela CIDASC devido a Tuberculose.Já foram realizados exames,identificados os animais,marcados e encaminhados para o abate vários bovinos.O trabalho de acompanhamento destas propriedades é realizado até a liberação da mesma,após dois testes consecutivos negativos.

A fim de fomentar a bovinocultura leiteira e também, além da saúde animal, atentar para a saúde humana,visto ser a Tuberculose uma Zoonose(doença que passa dos animais para o ser humano),está aberto a inscrição para os produtores que tiverem o interesse de  diagnosticar a situação da Tuberculoe Bovina em seus rebanhos.Para isso,deverão entrar em contato com a Secretaria da Agricultura e agendar com o veterinário a realização dos exame.

As propriedades participantes do PMG (programa de melhoramento genético) tem prioridade mas todos os produtores interessados podem solicitar este serviço que a Secretaria da Agricultura disponibiliza.

O teste é o cervical comparado (TCC) que tem reconhecimento oficial na identificação de animais positivos.

O valor cobrado do produtor é de R$7,00 por cabeça.Este valor é utilizado para a aquisição dos insumos necessários ao programa.