CRAS realiza encontro com beneficiários de BPC e familiares

 No dia 09 de Abril o CRAS de Tunápolis realizou encontro com beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada e seus familiares. O encontro teve início as 14horas e foi realizado na sala da Pastoral.

O objetivo do encontro foi abordar situações de fragilidade enfrentadas pelos beneficiários e seus familiares, ofertando atenção diferenciada, de acordo com as necessidades de cada um. Exaltaram-se as potencialidades das famílias como ponto de partida para a superação das vulnerabilidades apresentadas. Como tema principal do encontro, as técnicas refletiram sobre: “O direito de ser diferente”, e a inclusão de todos na sociedade, com direitos iguais e garantidos em lei.

O BPC é um benefício da Política de Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social. É um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de 1 (um) salário mínimo ao idoso, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa comdeficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação comdiversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Em ambos os casos, devem comprovar não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. A renda mensal familiar per capitadeve ser inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente.

O CRAS realiza acompanhamento sistemático de todos os beneficiários de BPC do município, sendo que atualmente são 48 pessoas que recebem o benefício. Além das visitas domiciliares, são realizados dois encontros anuais com os beneficiários e seus familiares, desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade, fortalecendo vínculos familiares, incentivando a socialização e a convivência comunitária e oportunizando o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã.