Mais de 200 mulheres participaram da palestra “Direitos e Consquistas da mulher”

A Secretaria Municipal da Saúde e Bem Estar de Tunápolis, em parceria com a Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis realizou palestra com o Delegado Regional de São Miguel do Oeste José Airton Stang e a psicóloga Lucélia Nunes. Alguns dos temas debatidos foram: Constituição Federal, Lei Maria da Penha que é dividida por atos de violências de agressões físicas, psicológicas, morais, patrimoniais e sexuais.

Embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha (Lei nº11.340/2006), ainda assim, hoje, contabilizamos 4,4 assassinatos a cada 100 mil mulheres,número que coloca o Brasil no 7º lugar no ranking de países nesse tipo de crime.

Stang comenta que alguns dos motivos que levam as mulheres a não denunciarem os maridos são o medo, a dependência financeira, a preocupação com os filhos e o descrédito com problemas na justiça. Stang ainda falou que o filho que cresce vendo o pai agredindo a mãe quando adulto provavelmente será um marido agressor. A filha  que cresce vendo a mãe sendo agredida pelo pai, quando adulta, provalmente atrairá um marido agressor.

Qualquer denúncia pode ser feita para o telefone 180, Central de Atendimento à Mulher.

O Delegado deixou como mensagem final :

“QUEM BATE EM UMA MULHER MACHUCA A FAMÍLIA INTEIRA”