Secretaria de saúde realiza encontro com pacientes que tiveram acompanhamento nutricional

Balança mais leve e uma vida mais saudável

A secretaria de Saúde organizou no último mês de 2014 um encontro dos pacientes destaque em Saúde, o ‘Grupo Superação’. 25 pacientes usuários do atendimento Básico de Saúde que tiveram acompanhamento nutricional e que possuem histórias de superação para contar com orgulho.

 O grupo foi organizado utilizando-se como parâmetros pacientes que apresentaram significativa redução de peso, melhora na qualidade de vida e redução do uso de medicamentos, através de mudança de hábitos, alimentação adequada e exercícios físicos. A quantidade de peso reduzida variou de um mínimo de 8,5 kg e um máximo de 67 kg, sendo que o total de peso reduzido no grupo todo foi 399 kg.

Segundo a nutricionista da secretaria de Saúde Angela Lazarotto, o objetivo principal do encontro além de valorizar a dedicação e força de vontade dos participantes, visa também inspirar e encorajar outras pessoas a buscarem saúde com uma melhor qualidade de vida.

No encontro coordenado pela nutricionista, a mesma discorreu breve histórico de cada paciente sobre quando iniciou o acompanhamento nutricional, motivo, peso inicial, patologias e medicações associadas, após cada paciente dava seu depoimento pessoal compartilhando com o grupo os resultados alcançados.

Entre os resultados: cirurgias de joelho marcadas, pelo fato do paciente apresentar vários problema, após uma alimentação saudável e acompanhada com exercício físico, a cirurgia pôde ser desmarcada com muita alegria. Pacientes com glicose, triglicerídeos, colesterol, pressão arterial alterada, por vários anos não conseguiam trabalhar na lavoura, tinham dificuldades em se vestir, tudo devido ao peso, hoje, toda pressão arterial está controlada e, executa serviços que há anos não conseguia mais desenvolver. Outras pessoas optaram em procuram atendimento da nutricionista pelo fato de viver com mais saúde. Para quem usa o tempo ou, não possui local para fazer exercício físico como desculpa, esse não é e não foi um problema para essas pessoas. Algumas delas pulavam e dançavam com os filhos, outras caminhavam simplesmente ao redor da mesa e da casa. Até a depressão havia tomado conta da vida de alguma dessas pessoas, pois, não encontravam mais motivação em nada. Hoje, a autoestima toma conta dessas pessoas. A alegria transparece no rosto de cada uma.

Para Angela, o encontro foi um momento de muita alegria fazendo jus ao nome dado ao grupo: Superação. No encontro, ainda aconteceu um sorteio de brindes e servido um delicioso e saudável lanche.

A secretaria de Saúde junto com a nutricionista agradece às empresas que doaram brindes e tornaram o encontro ainda mais atrativo. Supermercado Veneza, Cooper A1, Lojas Becker, Malharia da Neusa, Maria Modas, Comercial Spies, Farmácia Essencial, Farmácia Navitan, Sicoob, Loja Schoenberger, Gostinho Bom, Sueli Doces e Salgados e de São Miguel do Oeste Lojas Colombo, Teló Ambientes e Sinuelo Auto Peças.

 Citação: “Essas são histórias de superação com saúde e com excelentes resultados, onde o segredo foi apenas a força de vontade”.