SECRETARIA DE SAÚDE E BEM-ESTAR SOCIAL FAZ BALANÇO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS DURANTE O ANO DE 2023!

No decorrer do ano de 2023, a Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social de Tunápolis desempenhou um papel crucial na promoção do bem-estar e na melhoria da qualidade de vida dos munícipes tunapolitanos.

A Secretária Roseli Bonavigo pontua que foram atendidas nas duas ESF’s, Saúde Bucal e equipe ampliada mais de 30 mil pessoas no decorrer do ano e mais 790 pessoas foram atendidas por profissionais credenciados entre esses psiquiatra, fisioterapeuta e psicólogo, credenciamentos realizados para atender as demandas dos nossos munícipes. Além dos credenciamentos também foram realizados 1990 atendimentos através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS AMEOSC) que é uma forma de compra de serviços para auxiliar no gerenciamento da fila do SUS bem como 698 pacientes foram beneficiados com exames de imagem de média e alta complexidade por compra de serviços por meio de credenciamento próprio.

Além desses atendimentos foram aplicadas 4366 vacinas do calendário nacional de vacinas na sala de vacinas e na farmácia básica dispensadas 2.743.318 unidades de medicamentos.

Dentro do serviço do SUS do município atendemos e tentamos resolver as demandas dos munícipes porém em algumas situações os profissionais encaminham o paciente para o serviço especializado, sendo que este aguarda na fila do SUS e essa fila é regulada por um sistema chamado SISREG cujas vagas são liberadas através de um regulador que faz a liberação de acordo com o grau de prioridade avaliado através do descritivo da situação de saúde do paciente.

Para atender aos pacientes que necessitam de tratamento fora do município foram realizadas 2147 viagens, sendo transportados 5573 pacientes além de 1704 acompanhantes.

Através deste relatório anual destaca-se os principais feitos, desafios superados e avanços conquistados pela Secretaria de Saúde, tornando-se evidente o comprometimento em proporcionar serviços de saúde acessíveis e eficazes, visando a construção de uma sociedade mais saudável.

Roseli destaca, que no momento a Secretaria conta com apenas um profissional dentista, sendo que já foi realizada a chamada do próximo profissional para atender a demanda, e aguarda-se o deferimento do mesmo. Portanto nesse momento é necessário que os munícipes agendem previamente seus horários, se não puderem comparecer avisem com antecedência para otimizar os atendimentos.