Soluções Ambientais são Enfatizadas na Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional em Tunápolis.

A Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga reuniu na tarde de quinta-feira, 14, os conselheiros de desenvolvimento regional (CDR). O encontro trimestral aconteceu na câmara de vereadores de Tunápolis. O tema central foi a discussão de soluções ambientais no que envolve a concessão de licenças e a implantação de projeto que visa recolher animais mortos nas propriedades rurais.

Dois servidores da prefeitura de Chapecó ligados a diretoria municipal de Meio Ambiente atenderam o convite da ADR e apresentaram a sistemática implantada naquele município e que possibilita a emissão mais rápida de licenças ambientais para atividades rurais, florestais, urbanas e industriais, mediante convênio com a Fundação do Meio Ambiente (Fatma). A explanação também teve participação de servidor da Fatma de São Miguel do Oeste.

Conforme o presidente do conselho e secretário executivo da ADR, Claudir José Larentis, é importante que sempre haja a parceria dos conselheiros nas discussões, trabalhos e encaminhamentos. Segundo ele, a intenção da ADR é a cada reunião apresentar uma experiência inovadora e ou exitosa desenvolvida por algum órgão público para que possa servir para o debate e também a possível implantação na região. De acordo com o secretário, o Governo do Estado está a disposição e disposto para auxiliar os municípios.

Várias lideranças fizeram uso da palavra. Entre elas o secretário executivo da ADR, Claudir José Larentis, o prefeito de Tunápolis, Renato Paulata, e o presidente do legislativo, Arno Mueller. A experiência do município de Chapecó foi apresentada pelo diretor de meio ambiente, Luiz Carlos Seidenfus. A Fatma participou e aprofundou o debate por meio do servidor, Anderson Staub.

O Conselho de Desenvolvimento Regional é integrado pelos prefeitos, presidentes de câmaras municipais e mais dois integrantes da sociedade civil dos cinco municípios da regional de Itapiranga. O mesmo reúne-se a cada três meses.