Programa “De óleo no Futuro”.

A Prefeitura de Tunápolis, por meio da Secretaria da Indústria e Comércio, realiza mais uma ação que visa promover atitudes sustentáveis. Com apoio da empresa Nutri Seara, de Seara/SC implanta a campanha “De óleo no futuro”, que consiste na coleta de óleo de cozinha usado e conseqüentemente destino correto.

A ação faz parte de política que tem como objetivo tratar de forma adequada resíduos na cidade. Até o momento, Tunápolis conta com coleta seletiva de lixo, além de um Ecoponto de Pneus, um Ecoponto de Lixo eletrônico e agora de Óleo de cozinha usado.

Conforme Volmir Pedro Lawisch Secretário da Pasta, o mesmo alerta e orienta que óleo deve ser colocado dentro de garrafas pet para só então ser colocado dentro do tambor de coleta. Ele explica que outros recipientes, como garrafas de produtos de limpeza tem a rosca da tampa diferente e se abrem facilmente, já as tampas das garrafas pets são mais seguras, o que impede que ocorra o derramamento irregular dos resíduos.

Descartando incorretamente o óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais. Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar 30 mil litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos. Se jogado na pia, danifica a instalação hidráulica e entope as tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes.

O serviço será gratuito e, segundo Lawisch, a empresa responsável pela coleta, que atua já no mercado 08 anos, fará a recolha 01 vez por Mês, e usará o óleo para fabricação de sabão e também no complemento de rações animais.

Uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins como, por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel.

Mensalmente, são descartados no Brasil cerca de 100 milhões de litros de óleo de cozinha de forma inadequada, em ralos das pias das residências. Se descartado de forma inadequada, esse óleo pode contaminar até 30 mil litros de água; entope tubulações com sua consistência, criando camada que vai retendo resíduos na parede dos encanamentos; além de ajudar na proliferação de vetores (ratos e baratas).

Os pontos de coleta são: Centro Administrativo Municipal, Escolas Municipais, Colégio Estaduais e Postos de Combustíveis da cidade.