Intercâmbio Acadêmico Internacional

Na manhã de quinta- feira dia 19, Estudantes de Psicopedagoga da Universidade Gastón Dachary, do Polo de Oberá Argentina, que participam do programa de intercâmbio acadêmico Internacional na Fai Faculdades de Itapiranga, visitaram o município de Tunápolis com o intuito de conhecer o Projeto Educação em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Tunápolis – Centro Educacional Helga Follmann.  Os Visitantes estavam Acompanhados pela Coordenadora do Curso de Pedagogia Maria Welter, Kurlan Frey coordenador de extensão e a professora Deise Turcatto da Fai Faculdades.

O evento iniciou às 9:15 da manhã com recepção cultural com a participação do Prefeito Municipal Enoí Scherer, estudantes da educação em tempo Integral e equipe pedagógica da Secretaria da Educação. Sendo que logo após a abertura, o Secretário da Educação juntamente com Nádia Marconatto, Carlise G. Lesounier e Camilia H. Rosar explicaram as principais propostas de trabalho do Projeto Educação em Tempo Integral. Ainda visitaram algumas oficinas de trabalho e assistiram uma apresentação de danças folclóricas alemãs desenvolvidas na educação em tempo integral.

Conforme o Secretário Municipal da Educação, Vianei Luis Hammerschmitt, a visita é uma honra para o município de Tunápolis, principalmente para estudantes e familiares que participam do projeto e colhem os resultados de uma proposta de trabalho diferenciada. Os professores e estudantes Argentinos ficaram muito impressionados e encantados com a variedade das oficinas, bem como, com a possibilidade de fazer educação pública com qualidade reconhecendo o direito da criança, a diversidade e as múltiplas possibilidades de desenvolvimento humano. Destacam ainda que iniciativas como essas, permitem ao estante encontrar na escola mais espaços de desenvolvimento humano aumentando as chances de ser um adulto mais feliz e realizado.