Combate e prevenção ao mosquito da dengue

Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária em parceria com o Colégio Estadual Padre Balduíno Rambo de Tunápolis realizaram no dia 08 de Abril no auditório municipal uma palestra sobre a prevenção do mosquito da dengue. A palestra foi realizada em dois turnos para assim poder atender todos os estudantes.

Alguns dos assuntos questionados e repassados aos estudantes referente ao mosquito da dengue foram:

– O que é a dengue;

– Cada fêmea coloca mais de 100 ovos por vez;

– Os ovos podem durar um ano e meio fora da água;

– Só as fêmeas picam as pessoas, elas precisam de sangue para amadurecer os ovos;

– Elas atacam durante o dia, entre 07h30min às 19h00min;

– O mosquito voa baixo, em média 1,20 metros de altura;

O Vigilante Sanitarista Vanderlei também explicou aos estudantes como funcionam as armadilhas que são colocadas em vários pontos da cidade. Queremos agradecer também aos estudantes e famílias que já estão fazendo a limpeza dos seus pátios, agradecer as famílias que estão nos recebendo muito bem, e dizer que novas visitas serão feitas durante os próximos dias;

Já o Secretário de Saúde Bruno Heberle agradeceu e elogiou a iniciativa do Colégio Estadual, que proporcionou esse momento.” Foi muito positivo nós podermos repassar uma série de informações, bem práticas e bem objetivas, que tem por meta conscientizar as crianças, os estudantes que por sua vez possam levar essa conscientização para as famílias, porquê está muito claro que nós vamos conseguir controlar o mosquito da dengue em nosso país como um todo, se houver a efetiva participação da população desse processo, principalmente cuidando da limpeza da sua residência, evitando que haja qualquer acúmulo de água parada.

Prevenir é uma responsabilidade de todos. Por isso observe bem o ambiente em que você vive, mora. Vamos todos juntos eliminar os criadouros do mosquito, pois essa ainda é a melhor estratégia para evitar essas doenças.

Dúvida, sugestões, denúncias, favor entrar em contato com a Vigilância Sanitária na Secretaria da Agricultura ou pelo telefone 49 36321002.