PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL FAZEM DEBATE DA PROPOSTA CURRICULAR NACIONAL DE BASE COMUM

O país e a educação vivem neste momento um amadurecimento significativo no que diz respeito à Unificação Curricular Nacional, garantindo dessa forma a todas as crianças brasileiras uma unidade na Base Comum que passa a ser obrigatória para todas as redes públicas de ensino. Dessa forma, espera-se um avanço significativo na qualidade da educação, na medida em que currículo, passa ser uma síntese, um consenso, um pacto social em torno do que é mínimo na educação das nossas crianças. A proposta apresentada pelo governo encontra-se aberta a sugestões e a Rede Municipal de Ensino – Tunápolis, na manhã do dia 21 iniciou o debate em torno das contribuições a serem feitas no que diz respeito aos 60% de Base Comum, bem como, os 40 % da Parte Flexível que centra-se então nas necessidades locais e regionais de cada escola e secretaria de educação. Além disso, isso permite a família também acompanhar em tempo real as expectativas de aprendizagem de cada criança em seu nível de desenvolvimento. O secretário da educação Vianei Luis Hammerschmitt, enfatiza que a parte diversificada da rede municipal de Tunápolis está muito acima do que se oferece nas redes municipais estaduais. Primeiro porque já fez a diversificação curricular em 2010 e segundo porque oferecemos, a exemplo da Finlândia, uma vasta variabilidade de oficinas na parte cultural, esportiva e intelectual através da proposta de trabalho de educação em tempo integral. Nosso desafio maior agora gira em torno da qualificação dos processos das matrizes já existentes.