AMEOSC participa de Mobilização Municipalista em Florianópolis

Prefeitos dos Municípios da AMEOSC juntamente com o Presidente da Entidade – Prefeito Enoí Scherer e o Secretário Executivo – Airton Fontana, participam em Florianópolis da IV edição do Diálogo Municipalista, com vista na discussão sobre “valorizar a realidade de cada região e encontrar caminhos para a atual crise Federativa que o Brasil vive”.

O evento, que iniciou terça feira (13) e ocorre até quarta-feira (14), conta com a participação de Prefeitos e gestores públicos dos três estados do sul do Brasil, reunidos, para uma programação onde os municipalistas estarão apresentando o pacote de proposições entregue ao Congresso Nacional durante a XVIII Marcha de Prefeitos a Brasília, em maio, para a reforma do Pacto Federativo.

“O documento traz possibilidades de divisão do bolo tributário de forma mais justa e igualitária para garantir recursos aos Municípios”.

Compromisso dos Entes Federados quanto ao financiamento da saúde, desafios da gestão municipal da educação, Lei de Responsabilidade Fiscal, incremento das receitas são outros temas que serão debatidos nestes dois dias. O Diálogo Municipalista está ocorrendo em cinco diferentes regiões do país e na região Sul ocorre na capital catarinense e é promovido pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM, em parceria com a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS e Associação dos Municípios do Paraná – AMP.

Em conjunto ao Diálogo Municipalista, ocorre também a Mobilização Municipalista da região Sul, cujo objetivo é trazer à luz a realidade vivida hoje pelos Municípios com a crise financeira instalada no país e os motivos que levam diversas prefeituras a apertarem o cinto e ajustarem as contas.

A abertura ocorreu às dez horas do dia 13 de outubro, logo após Coletiva de Imprensa com o tesoureiro da CNM e vice-presidente da FECAM, Hugo Lembeck, e os presidentes das três Federações do Sul: José Caramori (FECAM), Luiz Carlos Folador (FAMURS) e Marcel Henrique Micheletto (AMP).