Secretaria da Educação de Tunápolis participa do Primeiro Seminário Nacional de Municípios Plurilíngües.

Dois projetos foram apresentados no evento, sendo um da Secretaria Municipal da Educação que tratou e relatou a experiência da institucionalização da língua estrangeira no currículo da rede regular de ensino, como também a ampliação de oferta através de oficina da parte integral. Destaca-se os avanços e a importância disso na construção de um perfil de estudante e jovem com capacidades múltiplas e de inserção no mercado de trabalho e universo acadêmico com mais facilidade, pois o domínio lingüístico, tem sido um diferencial na atualidade e será sempre mais para o futuro próximo. O projeto foi muito aplaudido e admirado pela relevância que ele tem para o município, bem como, pela responsabilidade pública ao fazer da língua estrangeira uma política pública. Outro projeto apresentando foi da professora Clari Werhmann que realiza a sua pesquisa de mestrado sobre a predominância do alemão no município de Tunápolis e Cunha Porã. O seminário teve por objetivo reconhecer a existência das línguas que se falam no país, desde indígenas, quanto línguas de imigração. Vários municípios já tem as línguas cooficilizadas o que quer dizer que é oficial. Assim pode-se falar, escrever ler, comunicar tanto na língua local, como no português. Isso tem sido um avanço e faz com que o patrimônio cultural se mantenha e não se perca dentro das diversas regiões brasileiras. A partir de agora pudemos com orgulho dizer que as crianças os adultos e idosos podem falar como se sentem a vontade, e não precisam ficar com vergonha. Está autorizado falar línguas locais e não pode ser motivo de ofensa para quem não entende.