Tunápolis realizou a VIII Conferência Municipal da Assistência Social

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Tunápolis realizou a VIII Conferência Municipal, que foi realizada dia 23, no Centro de Idosos.

De acordo com a Assistente Social, Cleonice Yess as conferências municipais têm por atribuição a avaliação das políticas e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Os principais objetivos são analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS, reconhecendo a co-responsabilidade de cada ente federado e propondo encaminhamentos para o fortalecimento do sistema”, destaca Cleonice.

O tema da conferência desse ano foi Pacto Republicano do SUAS rumo a 2026 – o SUAS que temos e o SUAS que queremos do Sistema Único de Assistência Social. Foram debatidos      5 eixos temáticos: Dignidade Humana e Justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo; Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS; Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo; Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto Federativo; : Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

Participaram da Conferência os representantes das sociedade civil, as entidades sociais, representantes governamentais, trabalhadores da Assistência Social, usuários da rede SUAS atendidos pelo município e comunidade em geral. Ao final da conferência, foram escolhidos os delegados para a IX Conferência Estadual de Assistência Social. Foi escolhido um delegado governamental e um civil, mais um suplente para cada qual.