Estudante da UNIJUÍ realiza estágio na Farmácia Básica de Tunápolis

Gabriela Stülp estudante do 7º semestre da faculdade de farmácia na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ está fazendo estágio junto a farmácia da secretaria municipal de saúde de Tunápolis.

Conforme Gabriela “o objetivo do estágio aqui em Tunápolis é conhecer as políticas públicas em saúde na sua prática, principalmente o que se refere a  área de atuação, acompanhando no dia a dia todas as atribuições que são desenvolvidas pela farmacêutica  Diangele  Lazarotto que auxilia nas suas atividades, bem como as do município.  A impressão que tenho da assistência farmacêutica, é que ela é bem organizada e distribuída dentro da atenção básica e também pelos demais serviços prestados pelo município e Estado. Quero inclusive aproveitar e parabenizar a farmacêutica Diangele pelo seu trabalho prestado no dia a dia na farmácia básica, pois são poucos os profissionais que se dedicam tanto nesse ramo. Estou muito agradecida por fazer o estágio ao seu lado.

Gabriela relata que durante o período de graduação já estava interessada em realizar um intercâmbio e conhecer oportunidades que o mundo pode oferecer na área de farmácia a possibilidade de estudar nos Estados Unidos. Tomando conhecimento do Programa Ciências Sem Fronteira, me inscrevi e passei por um processo seletivo de seis meses. Depois de passar por esta avaliação, tive que passar por uma seleção na UNIJUÍ, pelo desempenho Acadêmico, junto aos órgãos financiadores do programa. Depois de uma preparação na língua inglesa, até que enfim ficou definido que iria para o Estado do Novo México, na Cidade de Albuquerque ao Sul dos Estados Unidos onde fiz o curso de inglês e na sequência passei a cursar farmácia (mestrado). Paralelo ao curso tive oportunidade de participar de pesquisa científica na área do tratamento de Leucemia. A experiência de estudar nos EUA foi maravilhosa, conhecer uma cultura diferente, aprender e praticar uma outra língua(inglês) foi um dos desafios mais recompensadores. Um aspecto muito proveitoso foi o conhecimento na pesquisa científica, que é um ponto forte dos EUA. O que me marcou e chamou atenção, durante o estágio, é a forma de trabalho, onde o foco é a inovação, procurando nunca se acomodar.

“Passei a ver o mundo com outros olhos, principalmente o Brasil no que se refere ao SUS – Sistema Único de Saúde. Os Estados Unidos não possuem sistema público de saúde, portanto todo e qualquer serviço é pago, desde vacinas, medicamentos, internações e cirurgias. Se você procurar qualquer serviço relacionado a saúde o paciente terá custos que na maioria das vezes são altos valores. Então acho que nós aqui no Brasil estamos bem. Durante o intercâmbio também realizei um estágio na área de Leucemia dentro do hospital em Nova Iorque, onde me apaixonei pela minha profissão e passei a dar mais valor a importância que um profissional da saúde têm no dia a dia”, destaca Gabriela.