Campanha da vacinação da gripe superou as metas no município de Tunápolis

A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Ela o corre com maior freqüência no final do outono, inverno e início da primavera.

É uma doença altamente contagiosa, ou seja, de fácil transmissão de uma pessoa para a outra. Quando uma pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o vírus ficam dispersas no ar por um tempo suficiente para serem inaladas por outra pessoa.

A gripe diminui a resistência do organismo a outras infecções, facilitando a instalação de bactérias que causam pneumonias, otites, sinusites, amigdalites e outras doenças.

 A Secretaria da Saúde fez o levantamento das pessoas vacinadas na campanha. Foram vacinados em toda a campanha contra a gripe: 96,69% dos idosos de cobertura, 86,49% das gestantes do município, 93,43% das crianças, 66,67% mulheres puérpuras e 69,88% dos servidores públicos da saúde.

Conforme a enfermeira Roseli Bonavigo,” encerrou-se a campanha contra influenza 2015 e aqui no município de Tunápolis a população  demonstrou a preocupação em buscar a vacina e superamos a meta proposta do ministério da saúde que seria vacinar 80% da população alvo, o que é um ponto positivo visto que a vacina previne as formas graves de gripe, responsáveis pelo maior número de complicações.”