Tunápolis realiza I Conferência Municipal Conjunta dos Direitos da Pessoa Idosa

Com o  objetivo  de garantir  direitos as pessoas idosas , os municípios de Tunápolis, Santa Helena, Iporã do Oeste, São João do Oeste e Itapiranga realizaram em conjunto a I conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com o Tema Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de todas as idades.   Estas conferências dos Direitos do Idoso são oportunidades para debater políticas públicas, tanto no âmbito municipal, regional, estadual e federal e espaços   privilegiados para  propiciar a reflexão e a discussão sobre o tema principal, sendo a pessoa idosa agora o ator mais importante e tendo também este poder para agir por mudanças que geram  transformações sociais, como estratégia na garantia dos seus direitos. Conforme Marlei Bieger, coordenadora dos idosos,  tivemos a I Conferência realizada em 2006 com o tema: Construindo a rede nacional de proteção e defesa da pessoa idosa. A II Conferência realizada em 2008 tratou da: Avaliação da rede nacional de proteção e defesa da pessoa idosa. Em 2011 foi realizada a III conferência com o tema: O compromisso de todos por um envelhecer digno no Brasil, e o tema da IV Conferência é uma sequência dos demais temas que nos fala do Protagonismo e Empoderamento da pessoa idosa. Como foram realizadas as pré-conferências em seus municípios sede, onde todos os idosos tiveram a oportunidade para participar, se reuniram em Tunápolis no dia 14/05,  260 pessoas idosas com o intuito de discutir propostas, defender idéias, lutar por seus direitos e garantir que sejam priorizadas políticas de atendimento ao idoso, melhorando cada vez mais a qualidade nos serviços que são ofertados a eles. Sabendo que a nível municipal estas políticas públicas funcionam muito bem, deixando a desejar a política estadual e nacional do idoso.

Os eixos temáticos que foram debatidos nesta conferência foram: I EIXO: Gestão (Programas, projetos, ações e serviços voltados ao público idoso). II EIXO: Financiamentos ( Fundos da pessoa idosa e Orçamento Público), III EIXO: Participação (Política e Controle Social); e o IV EIXO: Sistema de Garantia de Direitos. Nestes 4 eixos foram foram elencadas propostas muito positivas tanto na esfera municipal, estadual e nacional. Nas pré-conferências também já foram escolhidos os respectivos delegados de cada município que irão participar da fase regional.