Câncer de mama: Do trauma a superação.
Tunápolis – Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, e se caracteriza pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada das células do tecido mamário. O diagnóstico precoce através da mamografia é muito importante, pois aumenta muito as chances de cura da neoplasia.
As neoplasias mamárias podem ser herdadas ou adquiridas. O câncer de mama hereditário corresponde a cerca de 5% a10% dos casos, ou seja, ocorre quando existem parentes de 1º grau que tiveram a doença. Portando, cerca de 90% dos casos de câncer de mama não tem nenhuma origem hereditária.
Segundo o Secretário da Saúde de Tunápolis, Bruno Heberle, o câncer de mama, do colo do útero e de próstata, tem exames disponíveis gratuitamente: “Existe a disponibilidade de exames para detectar estes tipos de neoplasias, inclusive com possibilidade de agendamento do exame, então, depende unicamente de cada pessoa faze-lo, isso é uma responsabilidade única de cada cidadão”.
Heberle explica que as chances de cura são altas: “Os percentuais de cura são altíssimos, nós já tivemos inúmeros casos de cura de neoplasias em nosso município; as chances de cura são reais”.
Segundo o Secretário, estima-se 7 a 11 novos casos de câncer por ano em Tunápolis. Em 2014, o município teve 10 novos casos detectados, somando as detecções no público masculino e feminino: “No público feminino, ocorre principalmente à neoplasia mamária, e no público masculino, principalmente o câncer de próstata. Sempre se fala em aumento no número de casos de neoplasias, mas na verdade, o que aumentou foi o número de diagnósticos, uma vez que hoje se investe muito e se trabalha fortemente os exames preventivos, ao contrário de épocas passadas”. Bruno frisa que os casos ocorrem principalmente em pessoas acima dos 50 anos. Neste ano, o município têm dois novos casos de neoplasias encaminhados, ambos de próstata.
Texto: Paulo Simch/Jornal Expressão