REUNIÃO SOBRE PREVENÇÃO DA INFLUENZA AVIÁRIA

Nesta terça-feira (11/04) foi realizada no auditório da Casa da Cultura, uma reunião que tratou sobre a prevenção da influenza aviária, com a participação autoridades municipais, representantes de entidades importantes, COMUSA Comissão Municipal da Saúde Agropecuária, Comissão Municipal Agricultura do Município de Tunápolis e representante do ICASA Vet. Fábio e Representante da CIDASC Vet. Tatiane, sendo estes os órgãos responsáveis por solicitar a reunião.

Os assuntos tratados são muito relevantes referente a prevenção da Influenza Aviária. A América do Sul estava livre da doença até o final do ano de 2022, quando começou a se espalhar rapidamente pelos países. Atualmente o Brasil e o Paraguai são os únicos países da América do Sul que permanecem sem notificação de ocorrência do vírus em seus territórios.

A realidade é que a situação é preocupante, pois o vírus se alastra rapidamente, principalmente pelo contato de aves migratórias e/ou silvestres com as aves de subsistência, e também transmite para os suínos, além de que os humanos também podem contrair a doença.
Conforme os profissionais da CIDASC e ICASA é essencial os cuidados com a Biosseguridade, ou seja, manter as aves em local totalmente fechado, evitando o contato com outras aves e evitar transitar de uma propriedade para outra sem ter os devidos cuidados de higiene. Quando confirmado algum caso de influenza aviária os prejuízos com certeza serão de grande proporção, pois poderá ser necessário sacrificar os animais, além da interdição de propriedade e inclusive a interdição de exportação de carne de frango e suíno. É fundamental a colaboração de todos os munícipes para com a prevenção da Influenza Aviária em nosso município, e se perceber alguma alteração comunicar as autoridades responsáveis, destacou a Secretária de Agricultura e Pecuária, Dircelei Arenhardt.

Ainda é importante ressaltar que caso algum munícipe perceba em seus animais sinais com alterações no sistema nervosos, digestivos e respiratórios (secreção bico, andar cambaleante e com dificuldade, diarreia, mortalidade acima do normal), entre em contato imediatamente com a Secretaria de Agricultura, Icasa, Cidasc (0800 644 8500).