Tunápolis realizou encontro com os Doadores de Sangue com o objetivo de reconhecer o seu gesto de doação e também fez a confraternização
O evento começou com uma palestra ou seja um debate com as assistentes sociais Roberta e Nádia do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste. O tema debatido foi “DOAÇÃO DE ÓRGÃOS.
Foram esclarecidos aos doadores os seguintes eixos:
– Como posso ser um doador;
– Que tipos de doadores existem;
– O que é morte encefálica;
– Como posso ter certeza do diagnóstico de morte encefálica;
– Morte encefálica é o mesmo que coma?
– Quem autoriza a doação de órgãos;
– Quais órgãos e tecidos podem ser obtidos de um doador cadáver;
– Para quem vão os órgãos;
– Quem garante a segurança e a correta destinação dos órgãos;
– Quem retira os órgãos do doador;
– Após a doação, como fica o corpo do meu familiar.
Sabemos que qualquer pessoa saudável desde que concorde pode ser doador. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial. Todo doador de órgão é um herói.
Após o debate foram feitos vários sorteios de brindes arrecadados no comércio local. A secretaria municipal de saúde agradece a todas as empresas pelos brindes doados para esse evento, bem como ao clube Sorast pelo espaço cedido.
Conforme o secretário de saúde Bruno Heberle, “nos sentimos muito gratificados pela maciça presença de doadores neste encontro, e o tema tratado, Doação de Órgãos, sensibilizam os presentes e tenho certeza que várias pessoas se decidiram em ser doador de órgãos.”
Atualmente são 170 pessoas cadastradas e o número de interessados aumenta todos os meses.