CRAS

Vivemos dias de grande avanço tecnológico, o que possibilita maior qualidade de vida e de saúde. Esse avanço, obviamente bom, traz consigo o envelhecimento populacional em todo o mundo. O progresso inegável da medicina tem permitido que a população idosa alcance padrões de bem-estar nunca vividos antes; medicamentos, tecnologias de diagnóstico, recursos de intervenção sobre o corpo permitem prolongar a saúde, reduzir a doença e, com isso, aumentar a autonomia física do idoso.

O serviço ofertado pelo CRAS constitui-se em visitas domiciliares, realizadas pela Assistente Social e Psicóloga no domicílio de cada idoso. Tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos idosos. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia, prevenindo situações de risco, exclusão e isolamento.

Os objetivos do serviço constituem-se em:

? Prevenir agravos que possam desencadear rompimento de vínculos familiares e sociais;

? Prevenir o isolamento;

? Prevenir o abrigamento institucional;

? Sensibilizar a comunidade sobre a inclusão dos idosos;

? Incluir usuários e familiares no sistema de proteção social e serviços públicos, conforme necessidades;

? Contribuir para resgatar e preservar a integridade e a melhoria de qualidade de vida dos idosos;

? Contribuir para a construção de contextos inclusivos.

É essencial ao serviço a proteção social proativa; acolhida; visita familiar; escuta; encaminhamento para cadastramento socioeconômico; orientação e encaminhamentos; orientação sociofamiliar; desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; inserção na rede de serviços socioassistenciais e demais políticas; informação, comunicação e defesa de direitos; fortalecimento da função protetiva da família; elaboração de instrumento técnico de acompanhamento e desenvolvimento do usuário; mobilização para a cidadania; documentação pessoal.

Este serviço possui caráter contínuo e com o período de pandemia, o serviço precisou ser reinventado para continuar a assistir esse público, tão afetado durante esse período de isolamento. Objetivando preservar a saúde dos nossos idosos, os contatos com eles e seus familiares ocorreram através de contatos telefônicos.

Agora, com a flexibilização das medidas de proteção a propagação do vírus, e o retorno das atividades normais, as técnicas do CRAS estão retornando as visitas domiciliares aos idosos com mais de 80 anos, bem como os dois encontros anuais que ocorrem.

Atualmente o município possui 170 idosos acima de 80 anos.