DADOS DA PRODUÇÃO DE SERVIÇOS SUS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE TUNÁPOLIS NOS PRIMEIROS QUATRO MESES DE 2022

Durante o primeiro quadrimestre do ano de 2022 ou seja, de 01/01 até 30/04 foram realizados na Atenção Primária do município 32.795 procedimentos, divididos entre os serviços das equipes de Estratégia Saúde da Família, Saúde Bucal, Nasf e equipe ampliada. Além desses atendimentos foram realizadas 11872 visitas domiciliares pelos ACS, realizadas 3842 ações pelo ACE na prevenção e combate à dengue e atendidas 8225 pessoas na farmácia básica do município.

Na sala de vacinas nesse período foram aplicadas 1805 doses de vacina de rotina e 2592 doses contra covid 19. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção de doenças imunopreveníveis, tanto é que, hoje muitas doenças conhecemos apenas de relatos de pessoas ou mesmo de livros, porém a vacinação deve continuar para que essas doenças não voltem a ocorrer. Para tanto é de fundamental importância que a nossa caderneta de vacinação esteja sempre em dia.

Além dos serviços ofertados na Atenção Primária são realizados os encaminhamentos para outros serviços da região, do Estado e alguns em outros Estados para contemplar as necessidades da população do município. Nesse primeiro quadrimestre foram realizados 14831 procedimentos de média e alta complexidade, dentre eles, exames laboratoriais, exames de imagem e transporte de pacientes para outros serviços, sendo realizadas um total de 644 viagens através da Secretaria Municipal de Saúde, transportados 1791 pacientes e 488 acompanhantes, percorrendo um total de 129.873 Km.

Ainda além dessa oferta SUS também são realizadas compras de serviços através de credenciamentos com recursos do município e através do Consórcio Intermunicipal de Saúde, sendo que, nesse primeiro quadrimestre foram realizadas via consórcio 580 procedimentos que vão desde consultas consulta/atendimentos especializados a exames de média e alta complexidade. Já pelos credenciamentos realizados com recursos do município foram realizados 88 exames de imagem de média e alta complexidade, 421 consultas especializadas e 454 atendimentos dentre fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia.

Uma das grandes preocupações da administração municipal e secretaria municipal de saúde é justamente com as demandas crescentes do sistema de saúde, agravadas pelo período de pandemia e, nesse ano de 2022 conseguimos com apoio do Estado firmar diversas parcerias com os serviços, realizando diversos procedimentos entre eles as cirurgias eletivas de média complexidade, totalizando 34 nesse primeiro quadrimestre, porém em algumas áreas ainda não conseguimos acesso.

Destaca-se que todos os procedimentos, consultas realizadas através da Secretaria de Saúde independentes se forem pelo SUS, credenciamento ou consórcio obrigatoriamente passam por um sistema de regulação de vagas, o SISREG, onde o encaminhamento é inserido e avaliado por um regulador que irá classificar a ordem de prioridade de cada procedimento/consulta/exame. É de fundamental importância que, quando a vaga é ofertada que o paciente realmente compareça ao atendimento otimizando a utilização do sistema público pois a falta implica em perda de uma vaga bem como outro paciente na fila deixa de ser atendido.

Conforme a Secretária de Saúde e Bem-Estar Social de Tunápolis, Roseli Bonavigo “Um dos principais compromissos da atual Administração Municipal é manter uma Atenção Primária resolutiva, reduzir o tempo de espera por exames e procedimentos eletivos de média e alta complexidade, sendo que em algumas categorias como RX, USG já estamos conseguindo atender as metas, outras estamos resolvendo e algumas especialidades onde não temos prestador estamos em busca de conseguir prestador e também estão sendo avaliados meios de atender esses munícipes” enfatiza Roseli.

Secretária Roseli Bonavigo